24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeito anuncia a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência

Prefeito anuncia a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência

26/03/2015 00h25 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Prefeito anuncia a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência

O prefeito Paulo Altomani anunciou na tarde desta quarta-feira, 25, no Paço Municipal, durante a abertura da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, que nos próximos dias vai encaminhar para a Câmara Municipal projeto de lei propondo a criação da Secretaria Municipal da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

“Vamos propor a alteração de uma lei que nos permite alocar recursos para a Secretaria da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Nós tínhamos assumido esse compromisso com a sociedade e com o vereador Penha durante a realização da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, em dezembro passado, de criar uma Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, porém o Ministério Público entendeu que não. Esperamos e agora vamos criar uma Secretaria, a princípio com uma pequena estrutura, somente 4 cargos, incluindo o de secretário”, explicou o Altomani.

Na ocasião o prefeito convidou o vereador Aparecido Donizetti Penha para assumir a pasta, mesmo que temporariamente. “Pela liderança que o Penha exerce e pela luta dele nesse sentido, gostaria muito que ele estruturasse a nova Secretaria. Espero que ele aceite”, justificou Altomani.

Em diversas ocasiões, Penha afirmou à reportagem do Primeira Página que não pretende assumir o posto. Minutos antes de Altomani anunciar a proposta de criação da Secretaria, o vereador Penha havia entregue ao prefeito um abaixo assinado com 5 mil assinaturas solicitando justamente a criação da pasta e também a ajuda da administração para solicitar ao governador Geraldo Alckmin a vinda de uma unidade Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que oferece o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências incapacitantes, motoras e sensório-motoras.

“É uma notícia muito boa. O prefeito sabe da nossa luta e da necessidade dessa Secretaria para fomentar todos os projetos e assuntos relacionados às pessoas com deficiência. Sabemos das dificuldades do Executivo, por isso lutamos de forma ponderada, mas o importante que essa Secretaria agora é uma realidade em São Carlos, realidade essa de poucos municípios no Estado de São Paulo. Vou trabalhar para que esse projeto seja aprovado e rapidamente sancionado”, garante Penha.

Questionado se vai aceitar o convite do prefeito Penha disse que “vou participar efetivamente da organização dessa Secretaria juntamente com a comunidade. Como sou cuidador de dois filhos com deficiência acho que não vou ter a disponibilidade suficiente que o cargo exige”.

Quanto à reivindicação para que o Estado monte uma unidade da Rede Lucy Montoro,  Paulo Altomani  disse que vai agendar uma audiência e,  “juntamente com o vereador Penha e a vereadora Cidinha do Oncológico, levar esse abaixo assinado com as 5 mil assinaturas para sensibilizar o governador Alckmin da importância de São Carlos ter uma unidade da Rede Lucy Montoro, inclusive pela localização geográfica da nossa cidade, já que estamos na região central do Estado”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x