19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeito Barba entrega Ponto de Táxi Adaptado

Prefeito Barba entrega Ponto de Táxi Adaptado

20/09/2011 20h54 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Prefeito Barba entrega Ponto de Táxi Adaptado

Inauguração do ponto de taxi adaptadoSão Carlos ganhou o primeiro Ponto de Táxi Adaptado, que foi entregue pelo prefeito Oswaldo Barba nesta teça-feira (20). O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito – que acontece em São Carlos até o dia 25 – e ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – comemorado nesta quarta-feira (21). O ponto funciona em frente ao Hospital Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci”.

Também participaram da solenidade a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o secretário de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, o vereador Lineu Navarro, o diretor do Hospital Escola, Paulo Motta, e a artista plástica de São Carlos Daniela Caburro.

Essa é uma iniciativa da Prefeitura, através de lei municipal, que tem como objetivo tornar a cidade mais acessível a todos. A partir desta terça-feira (20) já haverá uma van disponível. A circulação de outros veículos – o ponto comporta até 5 vagas – terá início gradativo e deve estar completo até o final de outubro.

Além de uma van, estarão disponíveis mais quatro carros que conseguiram a permissão da Prefeitura para trabalhar. As vagas foram oferecidas por meio de Chamamento Público, publicado no Diário Oficial do Município em abril deste ano. Embora o ponto seja em frente ao Hospital Escola, os veículos poderão circular por toda a cidade. Para isso, será feita uma ampla divulgação dos telefones e dos serviços que serão prestados.

“Essa será uma oportunidade dos deficientes físicos poderem visitar lugares comuns como shopping, cinema, ir ao teatro, entre outros lugares, por meio de um transporte seguro, qualificado e de última geração”, destaca Nilson Carneiro.

“Fizemos uma pesquisa e fora algumas capitais, apenas São Carlos e Campinas implantaram este sistema de táxi para pessoas com deficiência na cidade. É um avanço muito importante. Os equipamentos utilizados nessa van seguem além dos padrões brasileiros, alguns padrões internacionais também”, destaca o prefeito Oswaldo Barba.{jcomments on}

Para transportar as pessoas com deficiência, os carros terão elevador ou rampa de fixação para cadeiras de rodas. Além disso, os motoristas passaram por treinamento e foram avaliados alguns critérios como tempo de habilitação do motorista, ano de fabricação dos veículos e características do carro.

CPA – Além da entrega do ponto de táxi, também foi comemorado um ano de instituição da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) pelo prefeito Oswaldo Barba. Subordinada à Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, a CPA tem como função elaborar normas que garantam a acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida às edificações, vias e espaços públicos, transportes, mobiliário e equipamentos urbanos, bem como aos meios de divulgação de informações e sinalizações relativas à acessibilidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x