23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura alega não haver clientelismo na vacinação da Covid-19

Prefeitura alega não haver clientelismo na vacinação da Covid-19

Lista disponibilizada pelo Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos (SP) traz idosa de 22 anos vacinada em UPA

26/02/2021 06h38 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Prefeitura alega não haver clientelismo na vacinação da Covid-19 Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

A Prefeitura de São Carlos (SP), por meio de coletiva de imprensa, alega não haver quebra de regra na vacinação do Covid-19. O município apresentou ontem, 24, a lista de pessoas que receberam a imunização na cidade desde 21 de janeiro.

Até o momento foram 15.348 pessoas, entre trabalhadores e idosos, vacinados. Com a primeira dose foram 8.421 e na segunda dose, incluídos 3.245. Do total, 3.679 eram idosos acima de 85 anos, segundo a prefeitura.

No entanto, a divergência de informação surgiu com a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CIP) da Câmara, no último dia 16, ao questionar a faixa etária dos imunizados. A Comissão que ganhou o nome de CPI da Saúde solicitou a abertura da lista com informações sobre os vacinados.

Na coletiva, a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, disse não haver descumprimento das regras estabelecidas para o grupo prioritário que inclui profissionais assistenciais da saúde, população indígena e quilombola e pessoas acima de 60 anos, começando pelos mais velhos e em progresso decrescente na faixa etária.

“O departamento não tem clientelismo e estamos seguindo o que tem no plano de vacinação do Ministério da Saúde. Quando me perguntaram por que o administrativo do hospital foi vacinado, eu respondo que foram vacinados quando competiam para eles serem”.

No site do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos verificou-se que, há exemplo de pessoas abaixo dos 60 anos enquadradas como idosas. Um dos casos é de um idoso de 22 anos, nascido em abril de 1998, vacinado com dose da vacina AstraZeneca/Oxford na Unidade de Saúde da Família (USF) do Cidade Aracy.

A lista também aponta quatro idosos de 121 anos, nascidos em 1/1/1900. Outras quatro pessoas na mesma idade foram classificadas como trabalhadores da saúde.

De acordo com a coordenadora, o primeiro passo foi vacinar quem cuida dos pacientes. Incluídos as equipes de vacinação. “Consideramos profissionais de saúde todos os que atuam dentro do hospital, como porteiro, recepcionista e a equipe de limpeza”, relacionou.

A normativa do Ministério da Saúde para a vacinação estabelece como profissional da saúde todos aqueles que atuam dentro de uma unidade, incluindo as equipes de apoio.

REUNIÃO DA CPI – O vereador e presidente da CPI da Saúde, Marquinho Amaral (PSDB) afirmou que a próxima reunião deverá ser na segunda-feira, 1º de março, na qual os dados serão analisados.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos afirmou que analisando a lista e “pedindo informações às equipes que fazem o registro no VaciVida”. A administração disse ainda que a lista de vacinados “corresponde exatamente ao registro diário e nominal e obrigatório de aplicação das vacinas contra Covid-19 no sistema de informação”.

A nota prossegue dizendo que “se comprovado o descumprimento das normas pré-estabelecidas poderá se caracterizar infração sanitária e ensejar responsabilização do agente público”.

Por fim, relembra que lei estadual prevê multa de até R$ 99 mil para quem não seguir a ordem de prioridade para a vacinação contra o novo coronavírus e “também para o funcionário que aplicar a dose irregularmente”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x