25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura confirma: Airton Garcia passará por tratamento renal

Prefeitura confirma: Airton Garcia passará por tratamento renal

18/02/2019 15h55 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Prefeitura confirma: Airton Garcia passará por tratamento renal

A Prefeitura de São Carlos confirmou que Airton Garcia passará por sessões de diálise. O assunto era tratado pela administração com discrição, mas ganhou corpo após a divulgação de um vídeo do vereador Leandro Guerreiro (PSB) explicitando a situação e pedindo força ao chefe do Poder Executivo.
Elias David Neto, que é nefrologista do Hospital Sírio Libanês destacou em publicação do UOL que, em geral, a diálise é indicada quando a função renal está bastante reduzida, ou seja, em torno de 10% da função inicial, o que é insuficiente para manter a pessoa viva. Com 50%, 60% ou 70% da função preservada, ela conseguirá levar vida absolutamente normal.
A diálise é uma forma de substituir a função que os rins deixaram de realizar à medida que as doenças foram provocando queda em sua capacidade de filtração. Consiste em passar o sangue através de um novo filtro que está em contato com um líquido que contém as substâncias que precisam permanecer e não contém as substâncias indesejadas.
Em outras palavras: por um processo simples de difusão, passam para esse líquido as substâncias não contidas nele e ficam retidas no sangue as que o líquido contém. Depois, o sangue depurado dos elementos nocivos é devolvido para o organismo do paciente.
Na verdade, trata-se de um processo de circulação extracorpórea. Geralmente, a diálise é feita de três a quatro vezes por semana para que seja possível filtrar uma quantidade suficiente de sangue que permita manter a pessoa bem metabolicamente. Já a hemodiálise é um processo no qual uma maquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que um Rim doente não consegue fazer.
Segundo a Secretaria de Comunicação, no momento está descartado o afastamento de Airton. “O prefeito Airton Garcia segue com as suas atividades, reuniões e despachos no gabinete, normalmente”, informou por telefone o secretário de Comunicação, Mateus Aquino. De acordo com Aquino, as sessões de diálise ainda não começaram. Esse processo seria uma espécie de preparação do prefeito a um transplante.
Repercussão
Na manhã desta segunda-feira, 18, o vereador Leandro Guerreiro (PSB) publicou um vídeo em suas redes sociais abordando o problema do prefeito de São Carlos. “Bati firme no prefeito Airton Garcia e na classe política. Algumas coisas mudam daqui pra frente. O prefeito Airton Garcia começou a fazer hemodiálise nesta semana. Fica difícil numa situação frágil da saúde continuar agressivo. Eu desejo que ele saía dessa situação. Sei que milhares de pessoas passam por isso. Eu não desejo mal pra ninguém e desejo que o Airton fique melhor. Hemodiálise é terrível”, disse.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x