19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura cria Ônibus da Vacinação Itinerante em busca dos atrasados

Prefeitura cria Ônibus da Vacinação Itinerante em busca dos atrasados

Ação teve início na semana passada, quando equipe da Saúde visitou todas as escolas da rede estadual de Ensino

07/12/2021 10h05 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Prefeitura cria Ônibus da Vacinação Itinerante em busca dos atrasados Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal de Ibaté (SP)

Com o objetivo de ir em busca da população que está com doses da vacinação atrasadas, a Prefeitura de Ibaté – através da da Secretaria Municipal de Saúde – criou o Ônibus da Vacinação Itinerante contra Covid-19.

A ação teve início na semana passada, quando a equipe da Saúde visitou todas as escolas da rede estadual de Ensino, em busca dos alunos de 12 a 17 anos que estavam com esquema vacinal em atraso.

A ETEC (Escola Técnica Estadual) de Ibaté (Centro Paula Souza) foi a primeira unidade escolar que recebeu a visita dos profissionais. No dia 29 de novembro, os alunos das escolas Edésio Castanho e Fulvio Morganti foram imunizados; na quarta-feira (1º), a equipe de saúde visitou a escola Segundo Carlos Lopes; na quinta-feira (2) foi a vez das escolas André Donatoni e João Jacinto Nacimento; e a Orlando da Costa Telles recebeu o Ônibus Itinerante na sexta-feira, 3 de dezembro.

O Ônibus tem o objetivo de dar maior ênfase e chamar a atenção da população para a vacinação contra a Covid-19. Trata-se de mais uma estratégia da Prefeitura de Ibaté para localizar e imunizar os munícipes e, principalmente, diminuir o número de faltosos.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, explica que a partir dessa semana, o Ônibus Itinerante visitará cada dia um bairro diferente, a partir das 9h. “Dentro do veículo está uma equipe totalmente capacitada e preparada para aplicar os três tipos de vacina, de acordo com Cartão de Vacinação de cada cidadão”, explicou.

Ela ressalta que a ação teve início pelos bairros Jardim América e Esfer. “Nosso ônibus permaneceu estacionado no pátio da Academia Municipal e assim acontecerá nos próximos dias. Teremos um carro de som passando nas ruas dos bairros, propagando o local em que o Ônibus estará estacionado para que a população possa se vacinar”, afirmou.

Podem receber a vacina pessoas com 12 anos ou mais. Já a dose adicional (terceira dose) pode ser aplicada em pessoas com 18 anos ou mais que tomaram as duas doses há pelo menos quatro meses.

Segundo o site Vacinômetro do governo estadual, até a tarde desta segunda-feira, Ibaté já havia aplicado um total de 56.046 doses, sendo 27.110 de primeira dose, 25.066 de segunda dose, 1.019 de dose única e 2.851 doses de reforço.  o que representa 11,19% da população geral. O site mostra que a cidade possui 73,54% da população com ciclo vacinal completo.

Covid-19

Em Ibaté, intervalo para 3ª dose da vacina passa a ser de 4 meses

Seguindo orientação do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté iniciou nesta segunda-feira (6), a aplicação da 3ª dose contra a Covid-19, em pessoas maiores de 18 anos, que tomaram a 2ª dose há pelo menos quatro meses.

Já os que tomaram o imunizante de dose única da Janssen, poderão receber a dose adicional com intervalo a partir de 2 meses, no entanto, na ausência da vacina da Janssen – que é o que acontece em todo o Estado de São Paulo, uma vez que, o Ministério da Saúde não disponibilizou doses adicionais deste imunizante – receberão a vacina da Pfizer (de RNA mensageiro).

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, destaca que os imunizantes na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados na estratégia vacinal. “Todas as pessoas que tomaram a segunda dose dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech, há pelo menos quatro meses e aqueles que receberam a dose única da Janssen,  podem se imunizar. “Para isso, basta comparecer em uma das três Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Icaraí, Jardim Cruzado ou Popular, das 9h às 15h, sem a necessidade de agendamento, apresentando Cartão de Vacina e um documento com foto”, explicou.

A decisão de reduzir de 5 para 4 meses o intervalo da 3ª dose, ocorre diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e devido a proximidade das festividades de final de ano, de acordo com o governo estadual.

A Secretaria de Saúde de Ibaté alerta que estudos de diversos países já mostraram que ocorre uma queda de nível dos anticorpos, alguns meses após as duas primeiras doses das vacinas, por isso, é fundamental que todos tomem a dose adicional, proporcionando aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, reduzindo a chance de cada pessoa se infectar (ou reinfectar) pela Covid-19.

“Estamos intensificando a comunicação com a nossa população, no sentido de conscientizar sobre a necessidade de completar o esquema vacinal, porém, o maior número de faltosos está entre os adolescentes que não retornaram aos postos para a vacinação”, finalizou Elaine.

Saúde/Ibaté

Secretaria divulga 101º Boletim Consolidado de Covid-19

Município não registrou nenhum óbito em decorrência da doença nas últimas semanas

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté, através da Vigilância Epidemiológica e do Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus, divulgou nesta segunda-feira, 6 de dezembro, o Boletim Epidemiológico Consolidado da 101ª Semana sobre a situação da Covid-19, no município.

Até sábado, dia 4 de dezembro, dos 4.197 casos confirmados, o município registrava 3 casos ativos da doença. No período entre 28 de novembro a 4 de dezembro, Ibaté confirmou mais 07 casos por Covid-19.

Os dados mostram ainda que 4.094 pacientes já estão totalmente recuperados da doença, ou seja, 97,55%. A taxa de letalidade – relação entre o número de óbitos e o de casos diagnosticados – está em 2,38%, com 100 mortes. O município NÃO REGISTROU NENHUM ÓBITO nas últimas semanas.

Desde o registro do primeiro caso na cidade – em abril de 2020 – até o último sábado, a cidade registrava um total de 7.632 casos negativados (64,51%) e apenas uma pessoa aguardava o resultado de exame (0,01%).

O Boletim Consolidado passou a divulgar a quantidade de casos por semana, registrados em cada bairro. O bairro Jardim Cruzado registrou mais 4 casos, e os bairros Jardim Bosque e Residencial José Giro registraram 1 novo caso cada um, totalizando 07 na semana passada.

Na cidade, o Jardim Cruzado registra o maior número de casos pela doença (963), seguido pelo Jardim Icaraí (512), Conjunto Habitacional Popular (463), Jardim Mariana (451), Centro (258), Jardim América (219), Vila Santa Terezinha (217), Antônio Moreira (175), Domingos Valério (128), Encanto do Planalto (107), Vila Bandeirantes (97), São Benedito (94), Jardim Menzani (78), Vila Tamoio (65), Jardim do Bosque (61), Jardim Nossa Senhora Aparecida (58), Jardim Primavera (42), Residencial José Giro (35), Esfér (27), Residencial Mariana (25), Residencial Jequitibá (17), Jardim das Palmeiras II (07); Distrito Industrial (07), Zona Rural (35), Outros Municípios e Banco da Terra (28).

O próximo boletim consolidado de casos em Ibaté será divulgado na próxima segunda-feira, 13 de dezembro. Diariamente, a Prefeitura publica em seu site (www.ibate.sp.gov.br), um boletim atualizado da situação da doença no município.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x