19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura de Descalvado inaugura nova sede da Vigilância Epidemiológica

Prefeitura de Descalvado inaugura nova sede da Vigilância Epidemiológica

14/07/2020 13h35 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Prefeitura de Descalvado inaugura nova sede da Vigilância Epidemiológica Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Descalvado (SP)

A nova sede está situada no cruzamento das Ruas Sergipe e Brasil, no bairro Parque Milênio

A Prefeitura de Descalvado inaugurou no último sábado (11), a nova sede da Vigilância Epidemiológica do Município, que a partir de agora, passará a atender no cruzamento das Ruas Sergipe e Brasil, no bairro Parque Milênio, região leste da cidade.

Atualmente instalado junto ao Centro de Saúde Dr. Vital Brasil, a Vigilância Epidemiológica do Município de Descalvado passará a contar com um espaço exclusivo e muito mais amplo, oferecendo maior segurança e privacidade aos pacientes atendidos pela equipe de profissionais. Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde identificou a necessidade de disponibilizar um novo local para abrigar a equipe da Vigilância Epidemiológica, oferecendo um espaço mais amplo e equipado e proporcionando um melhor atendimento a população que precisa destes cuidados.

A nova unidade de Saúde localizada no Parque Milênio foi denominada “Thiago Paludetti”, em homenagem ao descalvadense falecido aos 30 anos de idade, em acidente ocorrido no ano de 2010. Thiago foi enfermeiro e prestou serviços voluntários na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, além de trabalhar na antiga “Medes”, no Pronto Socorro Municipal e no Hospital Dona Balbina, de Porto Ferreira. Também foi professor no Curso Técnico de Enfermagem no Colégio Evolução.

O novo prédio da Secretaria da Saúde foi construído em uma área institucional entre as Ruas Sergipe e Brasil, no Parque Milênio. A Prefeitura investiu no local cerca de R$ 500 mil, sendo R$ 467 mil provenientes do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e o restante em contrapartida da Prefeitura.

Sobre a Vigilância Epidemiológica

A investigação epidemiológica é um trabalho de campo, realizado a partir de casos notificados (clinicamente declarados ou suspeitos) e seus contatos, que tem por principais objetivos, a identificação da fonte de infecção e o modo de transmissão; os grupos expostos a maior risco e os fatores de risco; bem como confirmar o diagnóstico e determinar as principais características epidemiológicas. O seu propósito final é orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos.

A investigação epidemiológica envolve o exame do doente e de seus contatos, com detalhamento da história clínica e de dados epidemiológicos, além da coleta de amostras para laboratório (quando indicada), busca de casos adicionais, identificação do(s) agente(s) infeccioso(s) quando se tratar de doença transmissível, determinação de seu modo de transmissão ou de ação, busca de locais contaminados ou de vetores e identificação de fatores que tenham contribuído para a ocorrência dos casos. O exame cuidadoso do caso e de seus comunicantes é fundamental, pois, dependendo da enfermidade, pode-se identificar suas formas iniciais e instituir rapidamente o tratamento (com maior probabilidade de sucesso) ou proceder o isolamento, visando evitar a progressão da doença na comunidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x