Cidades

Prefeitura de Ibaté realiza 3ª Semana do Bebê com atividades para a família


A Prefeitura de Ibaté realiza durante essa semana, entre 04 e 08 de novembro, a “3ª Semana do Bebê”, com o tema “Protegendo a Primeiríssima Infância“. A ação acontece através da Lei Municipal nº 3.041, de 28 de junho de 2017,  que instituiu o programa no município.

Esse evento tem por objetivo sensibilizar todos os setores da sociedade sobre a importância dessa fase para o desenvolvimento humano e estimular formas de promover o pleno desenvolvimento das crianças. É realizado de forma Inter setorial, através dos diversos Departamentos da Prefeitura e também conta com o apoio de universidades, setor privado e sociedade civil, que juntos irão proporcionar diversas atividades gratuitas, entre palestras, oficinas e apresentações, para diversos públicos.

Na noite de segunda-feira, 04, aconteceu na Escola Municipal Neusa Milori Freddi, a oficina “Ser Mãe e Ser Mulher: Como conciliar os vários papéis das mães de crianças de 0 a 3 anos”. O intuito do encontro era fazer com que as mães de crianças de 0 a 3 anos refletissem sobre seus diversos papéis no mundo e como conciliá-los com a missão materna. “O nascimento de uma criança implica em uma alteração na forma como uma mulher que acabou de se tornar mãe desempenha seus vários papéis no mundo, e às vezes é difícil conciliar o papel materno com os papéis de mulher, esposa, profissional, etc. Ao entender que o desenvolvimento saudável da criança de 0 a 3 anos está atrelado a saúde mental da mãe, essa oficina pretende fazer com que as mulheres reflitam sobre seus diversos papéis e criem estratégias para conciliá-los”, contou a psicóloga Drª. Tatiane Mitleton.

O palestrante professor doutor Alex Pessoa esteve na noite de terça-feira, 05, na Escola Municipal Ermínia Morganti com uma capacitação intitulada de “Formação continuada sobre violência contra crianças na Primeira Infância”. O objetivo foi instrumentalizar profissionais que atuam no âmbito da educação Infantil para reconhecerem e encaminharem casos de violação de direitos identificados em contextos educativos. Particularmente, foram apresentados os sinais que indicam a manifestação da violência física, sexual, psicológica, negligência e abandono, bem como serão abordados os comportamentos externalizantes e internalizantes expressos por crianças que estejam em situação de violação de direitos.

O público-alvo foram professores e demais profissionais que trabalham diretamente com crianças de 0 à 03 anos.

Nesta quarta-feira, 06, no Centro Cultural, o programa apresentou um teatro para bebês “O Patinho Feio”, um conto de fadas do escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen, onde os bebês e seus responsáveis  tiveram a oportunidade de se emocionar com a história do filhote rejeitado pelos animais da floresta porque era diferente dos outros patinhos recém-nascidos. Em sua saga, começa aos poucos a encontrar sua verdadeira essência, descobrindo que é um lindo cisne.

Uma roda de conversa sobre pós-parto e rede de apoio, nesta quinta-feira (06), no Centro Cultural do Jardim Cruzado, abordou formas de dialogar e construir essa rede necessária para a vivência mais tranquila do pós-parto  a profissional parte das experiências trazidas pelas gestantes para construir alternativas possíveis nas diversas realidades das famílias presentes. A profissional Carolina Neves da Rocha, psicóloga e mestre pela UFSCar, especializada em psicologia clínica pelo Centro Paradigma (SP); consultora em Aleitamento Materno e que atua em consultório particular e em atendimentos domiciliares desde 2016, foi quem comandou o tema.

Também nesta quinta, aconteceu uma reunião de rede (Educação, Assistência Social, Saúde e interessados da sociedade civil) para articulação de políticas públicas municipais, voltadas à Primeiríssima Infância. A atividade aconteceu no Departamento de Promoção e Bem Estar Social.

Veja as próximas atividades: 

EXIBIÇÃO E DISCUSSÃO DO FILME: “O COMEÇO DA VIDA”

Responsáveis: Equipe Programa “Criança Feliz” e CRAS

Público Alvo: Atividade aberta

Sexta-feira, 8 de novembro

Horário: Das 14 às 16 horas

Local: CRAS Jd. Cruzado – Rua João Fabiano, nº 10 – Jd. Esfer

AULA PRÁTICA: NATAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 01 A 3 ANOS  

Público Alvo: Atividade aberta para crianças de 01 a 03 anos (Crianças com sunga, biquini ou maiô e seus acompanhantes, com vestimentas que não sejam transparentes)

Dia: 08/11/19      

Horário: Das 18:30 às 19:30 horas

Local: Academia Acqua Sport – Rua Visconde de Pelotas, 653- Centro

AULA PRÁTICA: HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES

Público Alvo: Atividade aberta para Gestantes, a partir do 3º mês de gestação

Sexta-feira, 8 de novembro

Horário: Das 19h30 às 20h30 horas

Local: Academia Acqua Sport – Rua Visconde de Pelotas, 653- Centro

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *