25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura e Programa Brasil Próximo realizam evento

Prefeitura e Programa Brasil Próximo realizam evento

08/06/2012 12h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Prefeitura e Programa Brasil Próximo realizam evento

Na última semana, nas dependências da Câmara Municipal, um encontro reuniu integrantes do programa Brasil Próximo e agentes do desenvolvimento local. O Programa, que consiste em um acordo entre os governos do Brasil e da Itália, tem por objetivo viabilizar projetos de cooperação com foco no desenvolvimento local, em parcerias com estados e municípios. A Secretaria Geral da Presidência da República é responsável pela execução do Programa que integra, da parte do governo italiano, as regiões do Marche, Ligúria, Emilia Romagna, Toscana e Úmbria.  O Programa Brasil Próximo desenvolve atividades em cinco regiões brasileiras, dentre as quais o Centro Paulista, em que o município de Itirapina está inserido.

O projeto Centro Paulista, em especial, tem por objetivo criar uma rede integrada de serviços de apoio às micro e pequenas empresas, promovendo a criação de redes, a inovação, e contribuindo para a formulação e a implementação de políticas públicas de desenvolvimento local nos municípios da região, que integra os municípios de Araraquara, Descalvado, Itirapina, Ribeirão Bonito, Rio Claro e São Carlos.

Em cada uma dessas cidades o Programa identificou uma determinada vocação econômica, com vistas ao empreendedorismo local. Segundo a professora Neide Maria Prato, interlocutora do Brasil Próximo em Itirapina, as características do município apontaram o Turismo como sua vocação natural, já que, estando inserida numa região de APA (Área de Preservação Ambiental), a cidade não pode abrigar indústrias poluidoras; a indústria do turismo, por sua vez, promoverá a valorização do patrimônio natural e cultural local, na perspectiva da construção do desenvolvimento local integrado e sustentável.

VISITA

Neste mês de maio, os integrantes – brasileiros e italianos – do Programa Brasil Próximo, especialmente, a Sviluppumbria, sociedade para o desenvolvimento econômico local da Região da Úmbria (Itália) e o Comitê Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado Sustentável da região Centro Paulista organizaram,em São Carlos, o seminário “Parcerias Regionais e Instrumentos de Desenvolvimento Local do Novo Cenário Internacional”.  Num segundo momento, os técnicos da Svillupumbria visitaram os municípios conveniados, em eventos destinados a apresentar aos administradores públicos, operadores de desenvolvimento local e representantes municipais do mundo privado, uma análise inicial das realizações do projeto “Criação de uma rede integrada de instrumentos de apoio às micro e pequenas empresas na Região Centro Paulista.”. O evento apresentou também o conhecimento de projetos apoiados em outros territórios, no Brasil, Itália e Argentina.

 

INSTITUIÇÕES – No encontro estiveram presentes, além dos técnicos italianos, membros do Comitê Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado Sustentável da região Centro Paulista – entre eles os representantes das universidades Unesp, Uniara, UFSCar – , empresários de Itirapina, agentes de desenvolvimento local – em especial o Senac – grupos promotores do turismo local, presidentes de associações, secretários municipais, o Prefeito Municipal, enfim, vários segmentos representativos do Programa e da cidade.

Do debate e da reflexão promovida pelo evento nasceu a ideia de se estabelecer uma incubadora de turismo para Itirapina, que deverá se constituir num núcleo de apoio a investidores da área, de forma a incrementar a atividade turística de maneira consistente e sistematizada, somando-se aos esforços já envidados por outros promotores de desenvolvimento, em especial o SENAC, que vem realizando um trabalho sério e comprometido, na cidade. Enfim, espera-se que a partir desse contato, e da difusão das características e objetivos do Programa, seja fomentada  a articulação das políticas públicas e a integração entre governo, universidades e instituições locais,  de forma a viabilizar em Itirapina o desenvolvimento integrado, equitativo e sustentável, com convém a uma região tão rica em recursos naturais. (Fonte: Prefeitura de Itirapina). 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x