26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura investe em tecnologia e inicia avaliações online

Prefeitura investe em tecnologia e inicia avaliações online

19/06/2019 11h22 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Prefeitura investe em tecnologia e inicia avaliações online

Visando melhorias na sua rede municipal, o Departamento de Educação iniciou no ano de 2017, avaliações internas do 1º ao 5º ano, buscando diagnosticar quais são os pontos negativos e positivos encontrados, pós-correção e providenciando as estratégias metodológicas para sanar as dificuldades encontradas. “Essas avaliações ocorreram duas vezes, em 2017, e neste ano, estamos em sua 3ª edição. Para o ano que vem serão cinco edições”, comentou a assessora geral Fátima Heck.
Essas avaliações são elaboradas pelos coordenadores pedagógicos da rede tendo como base o planejamento bimestral discutido e ponderado pelos professores no início do ano letivo.
Com o comprometimento de todos , o trabalho pedagógico em sala de aula realizado pelos professores e apoiados pela equipe gestora, as escolas da Rede Municipal de Ibaté alcançaram níveis satisfatórios no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), superando a meta esperada para 2021.
Neste contexto de buscar o melhor para a Educação, o Departamento de Educação e a escola Zeek Cursos, iniciam neste semestre o projeto de Avaliações Online. “A rede municipal vem investindo em tecnologia e inovação, adquirindo equipamentos de informática e montando laboratórios ultramodernos nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental”, comentou a assessora.
Em 2016, foi adquirido aparelhos de projeção multimídia e mais de 100 notebooks para apoio pedagógico e, neste novo cenário, os alunos passaram a ter aulas de Inclusão Digital que atende da Pré-Escola ao EJA (Educação Jovens e Adultos), perpassando pelos alunos do Fundamental, assim sendo, eles estão aprendendo e vivenciando as inovações tecnológicas que faz parte do cotidiano atual.
O impacto da tecnologia nas relações pessoais e sociais é sensível e dinâmico na sociedade atual. O tempo todo somos obrigados a adaptar nossas vidas às transformações da era da informação e do conhecimento, que evolui em grande escala e ritmo acelerado.
A educação, portanto, é diretamente impactada por este novo cenário. E pode ser imensamente beneficiada pela tecnologia, dando saltos de qualidade, promovendo avanços em equidade no acesso aos estudos, em contemporaneidade na aprendizagem.
Observando essa dinâmica tecnológica, o Departamento de Educação, juntamente com a Zeek Cursos, elaboraram a avaliação Online. Com isso, a aplicação da 3ª Avaliação Unificada do município deixou de ser física e passou a ser Online na EM Profª Neusa Milori Freddi, nas turmas de 4º e 5º anos, realizando um piloto para, posteriormente, ser implantado nas demais escolas que atendem esse público. “Neste piloto, idêntico a avaliação física, podemos observar a rapidez dos resultados para que professores e coordenadores já iniciem intervenções e estratégias para sanar as dificuldades individuais apresentadas”, contou Fátima Heck.

Grande incentivador da Educação no município, o prefeito José Luiz Parella (PSDB) destacou que esse investimento em tecnologia vem de encontro ao que os alunos buscam ultimamente. “Atualmente, nossas crianças estão conectadas, desde muito cedo, com o mundo digital. Daí a necessidade de estarmos adequando as metodologias com a nova era que vivemos. Além disso, essas avaliações trazem uma enorme economia de papeis que são utilizados na impressão dessas avaliações. Seguiremos sempre oferecendo o melhor para nossas crianças e professores”, destacou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x