25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura lança oficialmente o Pronatec

Prefeitura lança oficialmente o Pronatec

24/04/2012 19h41 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Prefeitura lança oficialmente o Pronatec

A Prefeitura de São Carlos realizou na manhã desta terça-feira, 24, o lançamento oficial do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego). O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal.

 

Em São Carlos, o programa é oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, em parceria com Senai e Senac.

Participaram do lançamento, o prefeito Oswaldo Barba, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o vice-prefeito, Emerson Leal, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Tânia Castilho, o gerente do Senac São Carlos, Jurandir dos Santos e o diretor do Senai, Márcio Vieira Marinho.

Segundo o prefeito Barba, a educação de modo geral e o incentivo à capacitação profissional são mecanismos que permitem modificar uma realidade, melhorando a qualidade de vidas desses alunos. Destacou o investimento de 32% de todo o orçamento de seu governo em educação e a importância de firmar parcerias, como esta, com o Senai e Senac, que viabilizam cursos que favorecem a profissionalização. “Em São Carloshá um mercado extremamente aquecido para diversas áreas, o que torna fundamental o incentivo a cursos e ações que valorizam os profissionais de nossa cidade. A cidadania se constroi também com a oferta de oportunidades”, destacou. No Brasil, o programa foi inicialmente implantado em 161 municípios, sendo 31 no estado de São Paulo, incluindo São Carlos.

O Pronatec é voltado a alunos da rede de atendimento da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e cidadãos cadastrados em seus equipamentos e programas, como os centros de referência, centros comunitários, programas de transferência de renda, entre outros.

Ao todo são 222 alunos inseridos no Pronatecem São Carlos, nos seguintes cursos: auxiliar administrativo, pedreiro de argamassa, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, recepcionista, operador de computador e vendedor.

O vereador Lineu Navarro destacou a importância do programa. “O Governo Dilma vem implementando programas como esse e o prefeito Barba apoia tais ações, como o Pronatec, entre outros cursos que propiciam a capacitação e formação profissional. Eles representam uma importante oportunidade para que aqueles que mais necessitam possam sair de uma situação de miséria”, ressaltou.

Para Tânia Castilho, secretária de Cidadania e Assistência Social, “quando se trabalha em parceria os bons resultados aparecem. E essa é uma parceria de sucesso que, além de propiciar a capacitação, permite aos alunos futuramente complementarem sua renda”, destacou. Agradeceu ainda ao empenho do prefeito Barba em apoiar políticas públicas como essa, que levam ao sucesso profissional dos alunos e autonomia das famílias. 

Ao final do evento, o prefeito Barba fez a entrega simbólica, entregando kit de material escolar a um aluno de cada instituição.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x