25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura realiza série de ações para combater coronavírus

Prefeitura realiza série de ações para combater coronavírus

21/05/2020 06h09 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Prefeitura realiza série de ações para combater coronavírus Fotos: Divulgação

Comitê de crise, coordenado pelo Secretário Edson Ferraz, tomou diversas medidas

Desde meados de março, a Prefeitura de São Carlos vem tomando uma série de medidas para combater o novo coronavírus. O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, coordenado pelo Secretário Edson Ferraz, anunciou diversas ações para combater, tanto a doença como seus efeitos negativos para a cidade.
Inicialmente, Ferraz destaca que São Carlos antecipou o isolamento, que começou no dia 20 de março, ao mesmo tempo em que passou a coordenar a ampliação da oferta de leitos na Saúde, que hoje conta com 8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para covid-19 na Santa Casa e outros 10 no Hospital Universitário da UFSCar. Também houve as obras para reforma do Ginásio Milton Olaio Filho, que poderá abrigar até 120 leitos do Hospital de Campanha, assim como reforma na UPA do Santa Felícia.
A Prefeitura também adquiriu 10 mil testes do tipo RT-PCR para detecção do coronavírus, inicialmente aplicados em profissionais de Saúde e pacientes graves. “Para garantir a segurança dos profissionais de Saúde, que não desejam voltar para suas casas e correr o risco de contaminar familiares, a Prefeitura também disponibilizou alojamento no estádio do Luisão e no Hotel San Ciro”, disse Ferraz.
Na área social, a Prefeitura lançou o programa Merenda Solidária, que prevê o pagamento de 50 reais a todos os 16 mil alunos da rede Municipal de educação. Também houve apoio da Secretaria de Cidadania no Cadastro Único e cadastramento no auxílio-emergencial. Além disso, reabertura do restaurante popular do bairro Antenor Garcia, com a distribuição de 500 marmitas no almoço e 500 no jantar.
Outras ações tomadas no período foram a desinfecção de logradouros públicos (UPAs, Rodoviária, Santa Casa); a antecipação da vacinação contra a gripe H1N1; a obrigação/recomendação de uso de máscaras faciais; criação do site de transparência dos gastos com a COVID – 19; exibição do programa CIRCUITO DE ARENA EM CASA; prorrogação do prazo de pagamento do IPTU e TLF; contratação de 40 costureiras pela FESC para confecção de máscaras e a criação do subcomitê exclusivo de Comunicação com a sociedade.
Ferraz também destacou a Força-Tarefa da Secretaria de Segurança pública, GM, PM e da Fiscalização, para manter as ações de isolamento social, orientando a todos e a Comunicação, com ações de conscientização da população, emissão de boletim diário com números reais e divulgação de campanhas.
Nos próximos dias, a Prefeitura realizará pesquisas com grupo de 1400 pessoas com realização de exames de Ccovid-19. Também haverá o lançamento de plataforma digital de acompanhamento e controle da evolução da doença em nosso município. Além disso, será sacramentada parceria com a empresa de equipamentos cirúrgicos HORTRON para produção de respiradores mecânicos; bem como ações políticas e administrativas junto ao Governo do Estado para receber 16 respiradores (10 adultos e 06 infantis) pelo DSR.
PARCERIAS – Ao longo deste período, a prefeitura conseguiu realizar parcerias com importantes empresas. A Volkswagen emprestou 18 carros para serem usados nesse momento de pandemia e deixou à disposição os serviços de manutenção caso venha precisar de consertos em respiradores. Já o Shopping Iguatemi doou 500 unidades de testes e a Lupo doou 1200 máscaras.
A CPFL Paulista fez suspensão temporária do corte de energia por falta de pagamento, enquanto a Electrolux doou eletrodomésticos que estão reservados ao hospital de Campanha. Os supermercados COGEB e Savegnago doaram 620 cestas básicas ao município. O Jaú Serve doou uma tonelada de alimentos.
REABERTURA – Edson Ferraz salientou que a reabertura da cidade vai depender do índice de isolamento social, além da estabilização do número de casos da doença no município. “É fundamental que as pessoas respeitem o isolamento, fiquem em casa, para que possamos reabrir e não precisemos adotar o lockdown”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x