20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura vai contratar empresa para readequar Calçadão

Prefeitura vai contratar empresa para readequar Calçadão

23/05/2019 17h59 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Prefeitura vai contratar empresa para readequar Calçadão

A Prefeitura de São Carlos publicou, em Diário Oficial, o convite para contratar empresa para readequar o Calçadão da General Osório.
O assunto se arrasta há um bom tempo. A readequação contempla a abertura do Calçadão, contudo o espaço ficará fechado para a passagem de veículos nos períodos de grande fluxo de consumidores.
A obra tem um custo estimado em R$ 289.390 e vai abranger todo o Calçadão – da Avenida São Carlos à Rua Nove de Julho.
Nessa readequação, está prevista a sobreposição de um piso denominado fulget sobre o atual, que é chamado de petit pave.
Fulget é um tipo de piso composto por granulados de pedras naturais, aditivos e cimento. Muito utilizado em áreas externa como calçadas, entradas de garagens, escadas, rampas e jardins, devido a sua textura e por ser antiderrapante e atérmico (que não esquenta no sol), mas não deixa de ser utilizado também em áreas internas. O piso é muito indicado, pois traz a segurança da circulação das pessoas e é um piso resistente.
Os envelopes com as propostas poderão ser protocolados até o dia 3 de julho, na Comissão de Licitações da Prefeitura de São Carlos.
A Acisc deve colaborar com a obra, por meio da parceria com os comerciantes, que vão adquirir o mobiliário que comporá a revitalização. “É uma obra bastante esperada pelos comerciantes. Creio que todos vão ganhar com a revitalização”, afirmou José Fernando Domingues, o Zelão, presidente da Associação Comercial.
Readequações
Nesse período de discussões, o projeto passou por readequações. A via para carros pequenos passarem terá 3 metros de largura e um calçadão de cada lado com cinco metros e dez centímetros.
O Calçadão da General foi construído em 1987. Desde esse período, não houve grandes intervenções no espaço, que sofreu com a ação do tempo.
Além da Acisc, o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) apoiam as mudanças. “A área central é o coração de uma cidade e precisa ser mantida viva, dinâmica, bonita e atrativa. Infelizmente, em São Carlos, essa região encontra-se em processo de esvaziamento e degradação, devido à descentralização e à falta de revitalização. Observa-se que diversas lojas estão fechando, levando à redução de empregos e à falta de investimento na conservação dos imóveis. Com a diminuição do número de clientes, o Calçadão e a Praça do Mercado ficam “vazios” durante o dia, e ainda mais no período noturno, comprometendo também a segurança”.
As entidades prosseguiram: “Se ações adequadas não forem efetivadas com urgência, a cidade poderá perder, em breve, seu centro comercial antigo, porque no atual cenário comercial, sem vitrine não há venda. É necessário neutralizar a tendência de esvaziamento do centro, que temos vivido ano após ano. A maioria dos empresários dessa região é favorável à transformação do Calçadão em boulevard, a exemplo de outras cidades que tiveram êxito com projetos semelhantes, e o comércio de São Carlos busca essa melhoria há mais de 20 anos”, defendeu as três entidades, no ano passado, em nota pública.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x