19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Professor da USP recomenda não produzir álcool em gel em casa

Professor da USP recomenda não produzir álcool em gel em casa

19/03/2020 00h03 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Professor da USP recomenda não produzir álcool em gel em casa Fotos: Divulgação / IQSC - USP São Carlos (SP)

Com a grande procura por álcool gel e a falta desses produtos nos mercados e farmácias, uma enxurrada de receitas caseiras de como fabricar álcool gel estão circulando na internet.
O pesquisador e químico analítico do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, professor Álvaro José dos Santos Neto, recomenda as pessoas para não produzirem o álcool gel em casa. “Como profissional da área farmacêutica e química não posso recomendar esse tipo de prática. Consultei alguns vídeos na internet e as alternativas que são apresentadas são bem caseiras, elas são diferentes daquelas que são usadas nos produtos comerciais”, afirmou.
“Algumas receitas que circulam na internet sugerem o uso do álcool líquido concentrado com gelatina incolor, gel de cabelo, amido de milho ou outras substâncias”, explicou o químico Santos Neto.
O professor explicou que as receitas caseiras não garantem a produção de álcool com a concentração adequada para a correta desinfecção da mão e isto é um grande perigo, pois pode levar as pessoas a confiarem em algo que não possui eficácia. “Então existe sim um risco do produto formulado em casa não ser efetivo ou até o próprio risco de saúde, se ele não sendo efetivo causar algum problema para as pessoas”.
De acordo com ele, o uso do álcool líquido concentrado pode causar riscos de acidentes, incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas.
Ele disse que dependendo dos produtos utilizados na fabricação do álcool gel caseiro ao invés de eliminar o vírus pode potencializar sua proliferação e infecção. Além das substâncias poderem causar irritação na pele. “No caso do álcool gel comercial, o álcool utilizado é o 70% a base de etanol e tem uma substância geilificante que dá o aspecto de gel, além disso é adicionado uma certa quantidade de água e um umectante para evitar a desidratação da pele”, explicou.
“É importante esclarecer que o álcool gel vendido em farmácias são fabricados com substâncias que garantem a estabilidade e concentração adequada para matar o vírus”, finalizou o professor do IQSC – USP São Carlos, Santos Neto.
Nota oficial do Conselho Federal de Química esclarece sobre o uso e produção do álcool gel caseiro
1) Álcool Gel é eficaz contra o novo coronavirus?
Sim. Além de ser recomendado pelas autoridades nacionais e internacionais de saúde, como a Organização Mundial de Saúde – OMS e o Ministério da Saúde do Brasil, o CFQ emitiu uma nota em 28/02/2020 onde fala mais sobre o assunto. Leia-a aqui.
2) Posso produzir meu próprio álcool gel em casa?
Algumas receitas caseiras estão circulando na internet e, em geral, recomendam a produção do álcool em gel a partir do álcool líquido concentrado. O CFQ preza pela segurança da população brasileira, por isso, não recomenda essa prática tanto pelos riscos associados quanto por confrontar a legislação brasileira.
3) Quais os riscos associados à produção caseira de álcool em gel?
Quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas. A venda de álcool líquido em concentrações superiores a 54 °GL está, inclusive, desautorizada pela ANVISA desde 2013, conforme resolução RDC nº 46, de 20 de fevereiro de 2002, que considerou os riscos oferecidos à saúde pública decorrentes de acidentes por queimadura e ingestão. Para soluções com graduação acima de 54 °GL, a norma permite a forma em gel.
Além disso, a depender do que se utiliza como espessante, ao invés de eliminar microrganismos pode-se potencializar sua proliferação.
Os produtos industrializados passam por rigoroso processo de produção, onde há padrões a serem seguidos, todas as etapas são monitoradas e passam por controles de modo a haver padronização, regularidade e qualidade dos produtos disponibilizados ao consumidor final. Já o álcool em gel fabricado a partir de receitas e métodos caseiros não passa por nenhum controle de qualidade, por isso sem garantia de eficácia.
4) Por que usar álcool em gel contra o novo coronavírus?
O álcool gel, por ser considerado antisséptico, ajuda na prevenção ao contágio pelo coronavírus e sua indicação pauta-se nas medidas de prevenção ao contágio de doenças respiratórias. Estudos demonstram melhor eficácia do produto em soluções 70%, que é o recomendado pela ANVISA para os serviços de saúde brasileiros e o indicado pela OMS na Lista de Medicamentos Essenciais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x