25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Programa “Câmera Cidadã” auxilia no combate ao crime

Programa “Câmera Cidadã” auxilia no combate ao crime

Sistema auxilia polícias Civil e Militar de Araraquara

21/01/2021 16h24 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Programa “Câmera Cidadã” auxilia no combate ao crime Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Araraquara (SP)

Lançado pela Prefeitura em abril de 2019 visando ampliar o sistema de monitoramento e vigilância pública de Araraquara, o programa “Câmera Cidadã” apresenta números positivos ao longo do período na cidade, com a participação direta da população e do comércio.

No geral, sem contar as câmeras do Terminal Central de Integração (TCI), da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), do Posto de Pedágio de Bueno de Andrada e as de monitoramento, as 134 câmeras deste programa têm colaborado de forma importante nas ações de combate ao crime das polícias Civil e Militar do município.

De acordo com o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, João Alberto Nogueira Junior, desde que foram instaladas as câmeras cidadãs, já incluindo a primeira quinzena de 2021, o auxilio foi verificado em diversas operações policiais na cidade.

Inclusive na segunda-feira (18), graças ao programa foram presas duas pessoas por tráfico de entorpecentes na cidade, além da apreensão dos entorpecentes.

No geral, foram registrados dois auxílios em investigações de tráfico de entorpecentes, duas identificações de autores de furto de motocicletas, quatro auxílios em investigações de roubo em estabelecimentos comerciais, além de uma ocorrência de tentativa de furto em residência.

O programa também colaborou em uma ocorrência de dano ao patrimônio, numa identificação de autores de fogo em área de preservação ambiental, num auxilio na identificação de autor de acidente de trânsito com vítima fatal e em uma identificação de evasão de acidente de trânsito com vitima.

Além disso, participou com três auxílios em ocorrências de estelionato e com outros dois auxílios em investigação de homicídio.

“Este programa lançado para criar uma rede colaborativa com a participação direta da população no sistema de monitoramento e vigilância da cidade, somando câmeras privadas e públicas, tem contribuído na prevenção e investigação de delitos que ocorrem em Araraquara”, enfatiza o secretário João Alberto.

Vale destacar que as imagens captadas são compartilhadas com o Centro de Monitoramento da Guarda Municipal e com as Polícias Civil e Militar através do Sistema Detecta.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x