26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prohab realiza encontro no São Carlos VIII

Prohab realiza encontro no São Carlos VIII

15/12/2011 11h15 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Prohab realiza encontro no São Carlos VIII

Esta semana, a Prohab (Progresso e Habitação de São Carlos), finalizou o trabalho de acompanhamento com as famílias do bairro São Carlos VIII, que desde outubro residem nas casas construídas através do Programa Pró-Moradia realizado pelo governo federal, em parceria com a Prefeitura Municipal. O trabalho faz parte das ações sociais desenvolvidas pela equipe de assistência social da própria Prohab.

O presidente da Prohab, João Muller, explica que o projeto vem sendo desenvolvido antes e depois da entrega das casas com cerca de 1.516 famílias. “São famílias beneficiadas pelo Pró-Moradia e os que residem no Jardim Zavaglia. É um trabalho que começa antes como oportunidade de mostrar para os futuros moradores a região para qual estão indo, a infra-estrutura do local, os serviços públicos oferecidos, o tamanho da unidade que estão adquirindo, começam a conhecer seus futuros vizinhos, entre outros”, comenta. “A equipe vai conhecendo as demandas das famílias, boa parte vinda de áreas de risco e de habitações em situações vulneráveis”, acrescenta.

Segundo Fernanda Soares Aguiar, chefe de Divisão de Ação Social, o trabalho social é realizado 8 meses antes e 6 meses após a entrega das moradias. “Trabalhamos os eixos de saúde, educação ambiental, geração de trabalho e renda e mobilização e organização comunitária. A proposta também é de capacitá-los para que ganhem autonomia depois”, explica.

Além dos encontros com as famílias, são oferecidos cursos e oficinas, como um curso de informática e auxiliar administrativo realizado com famílias do bairro Presidente Collor recentemente.

Só no São Carlos VIII, mais de 50 pessoas compareceram no último encontro que reforçou as questões trabalhadas, as demandas do grupo e finalizou com uma apresentação teatral para a comunidade que abordou questões ambientais como descarte de lixo e queimadas de terrenos. Dona Maria, presente no encontro de despedida realizado dentro da casa de uma das moradoras, mostrava sua gratidão com o trabalho. “A gente aprende mais e sobre como se relacionar uns com os outros. Aqui é começar a vida do zero e com chances de não errar”, dizia.

“Além de tudo isso, durante todo o trabalho de pós-ocupação, a gente acompanha quais são os problemas da parte construtiva, analisa o que dá para corrigir, o que é responsabilidade de quem, começa a encaixar os filhos nas escolas, auxilia o contato as secretárias responsáveis sobre programas de complementos de renda, enfim, é um trabalho fundamental”, comenta Muller.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
eliana
eliana
12 anos atrás

cade o asfalto do são carlos 8 sr muller ninguem aqui quer teatro e outras palhaçadas
a gente quer o asfalto prometido a 7 anos .
sr muller para de enche linguiça de conversa vamos trabalhar.

Fatima
Fatima
12 anos atrás

Eliana

O asfalto realmente é um direito dos moradores,só que não é justo vc criticar sobre o resto, houve empenho de muitas pessoas, que por sinal nem funcionário da prefeitura são, Os Menino do Ramudá são fora de serie, os presentes das crianças foram pessoas amáveis que doaram. Então antes de sair atirando pedras vá se informar a respeito de como funcionam as coisas…

A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.

(Allan Kardec)

sergio
sergio
12 anos atrás

Gostaria muito que voceis não abandonacem, o bairro porque esta uma ,pouca vergonha, os matos auto,muitos bichos a praça abandonada,e tambem as casas que voceis entregarão ,esta chovendo ,mais fora do que dentro, desculpe obrigado.

gustavo borboleta do acreste
gustavo borboleta do acreste
12 anos atrás

coloca um pouco vergonha na cara porque nao somos troxas na proxima eleiçao voces verao oque te esperam ..
a final nos nao somos tatus para viver na terra..

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x