19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Projeto de aluna da Unicep é referência no Estado

Projeto de aluna da Unicep é referência no Estado

14/06/2012 17h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projeto de aluna da Unicep é referência no Estado

Salete Cruz, aluna do curso de Psicologia da Unicep, foi estagiária do Centro de Referência da Assistência Social, da Prefeitura Municipal de Itirapina, CRAS, em 2011. No começo de 2012, Salete foi efetivada na instituição, onde criou a Oficina socioeducativa para idosos e portadores de necessidades especiais no lar.

Ela desenvolveu esse projeto no começo de fevereiro, com as técnicas do CRAS – Itirapina Elizandra (assistente social) e Ariane (psicóloga), mas é Salete quem desenvolve as oficinas. Ela ainda conta com a supervisão da docente da Unicep, Daniele Trebbi.

Daniele explicou que, com compromisso e, consequentemente, efetividade da proposta desenvolvida pelo estágio em 2011, o CRAS – Itirapina ofereceu à estagiária do projeto ‘Melhor Idade’ a oportunidade de executar duas propostas de prestação de serviço, uma voltada aos idosos e outra às pessoas com necessidades educativas especiais. “Desta forma, irá desempenhar um trabalho que contribuirá muito para sua prática profissional, além de vir ao encontro da proposta do curso de Psicologia da Unicep”.

Após o estágio com o projeto “Melhor Idade”, Luiz Medrano, então Secretário de Desenvolvimento Social, gostou do trabalho de Salete e a convidou para trabalhar no CRAS com as oficinas socioeducativas.

De acordo com Ana Maria, uma das responsáveis da Divisão Regional de Assistência Social (Dradis): “Esse projeto é pioneiro”, pois nunca houve um projeto similar a esse no estado. Uma das finalidades dessa oficina é a prevenção dos agravos que possa provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais.

Essa população apresenta dificuldade nas relações sociais, vive numa situação de exclusão e estão em vulnerabilidade, além de apresentarem problemas socioeconômicos, culturais, educação, ou um processo de negligência. O indivíduo com essas características poderá tornar-se prisioneiro dentro de sua própria casa. E, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde não é somente a ausência de doença, mas o completo bem-estar físico, psíquico e social de um indivíduo. A partir desta prerrogativa, passa-se a considerar a qualidade de vida extremamente importante para o bem estar do ser humano”, explicou Salete.

“Mudança no sentido de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, trabalhando para que o indivíduo conheça suas potencialidades e melhore a auto-estima. Por consequência, a pessoa será motivada, estimulada a convivência social, melhorando suas relações inter pessoais”, completou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x