25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Projovem Adolescentes está com vagas abertas

Projovem Adolescentes está com vagas abertas

21/03/2012 21h42 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projovem Adolescentes está com vagas abertas

Adolescentes interessados em participar do Projovem, projeto criado pelo governo Federal e executado pela Prefeitura de São Carlos por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, ainda podem procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais perto de sua casa. São diversas vagas ainda disponíveis para atividades diversas, passeios, uso de salas de informática, conhecimentos sobre o mundo do trabalho, momento de convivência no bairro, fortalecimentos de vínculos familiares, entre outros.

 

Foi realizada na última semana uma palestra sobre o tema homossexualidade voltada para adolescentes que integram o Projovem.

A palestra, que aconteceu no Centro da Juventude, foi ministrada pelo chefe da Divisão de Políticas para Diversidade Sexual, Alexandre Sanches. 

Participante da palestra, o morador de Santa Eudóxia e aluno da segunda série do Ensino Médio, William Miguel de Souza aprovou a iniciativa. “Acho muito interessante, porque a palestra é muito esclarecedora e quer acabar com o preconceito que existe em qualquer lugar, na escola, nos diferentes grupos de pessoas”, opinou o participante.

A palestra aproximou os adolescentes vindos dos nove coletivos do Projovem na cidade e virou um bate papo informal. Inicialmente, devido à timidez, os presentes escreviam suas perguntas em um papel e as inseriam numa urna. Entre as principais inquietações dos jovens, estão temas como o casamento homossexual, o bissexualismo, os LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais), entre outros.

“O homossexualismo pode ser definido pela atração, desejo por pessoas do mesmo sexo, porém isso não é totalmente definido. E como punição a pessoa tenta bloquear esse desejo, o que acaba gerando sofrimento”, ressaltou o palestrante.

De acordo com a coordenadora do Projovemem São Carlos, Márcia Fiorezzi Vieira, as atividades são muito dinâmicas, promovem a reflexão e o debate entre os adolescentes sobre diferentes temas. “Relacionamos a vida dos adolescentes a diversos eixos, como cultura, meio ambiente, direitos humanos, trabalho, saúde, esporte e lazer, entre outros”, enfatizou a coordenadora.

 

Para participar – O adolescente deve possuir de15 a 17 anos e sua família deve estar inserida no Cadastro Único do município. A Prefeitura fornece vale transporte e alimentação para aqueles que fizerem o curso.

As vagas estão distribuídas em nove turmas (coletivos) na cidade. Para fazer a inscrição, o responsável pelo adolescente deve procurar o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), antigo Centro Comunitário, da sua região.

 

•        CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Santa Felícia (Rua José Quatrochi), 140 – Arnon de Melo.

•        CRAS Cidade Aracy: Rua 18, n. 430 – Cidade Aracy I.

•        CRAS São Carlos oito, Rua José nazari, n. 200 – Jd. Munique

•        CRAS Pacaembú – Rua Paraná, n. 720 – Jd. Pacaembu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x