25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pronto Socorro da Avenida poderá ser um centro de combate ao novo coronavírus

Pronto Socorro da Avenida poderá ser um centro de combate ao novo coronavírus

19/07/2020 00h05 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Pronto Socorro da Avenida poderá ser um centro de combate ao novo coronavírus Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

Ginásio Milton Olaio que foi preparado para receber um Hospital de Campanha, seria a outra possibilidade para atender pacientes com suspeita de Covid-19, afirma secretário de saúde Palermo

Onde será o Covidário? Essa é a pergunta que todos fazem no momento. Mais uma polêmica envolvendo a saúde. Isso já aconteceu com a instalação do Hospital de Campanha, quando na ocasião teve especulação de vários locais, e o local escolhido pela Prefeitura de São Carlos foi o Ginásio Milton Olaio Filho.

Em entrevista ao apresentador Luis Morelli, na última quinta-feira (16), no programa Fala São Carlos, o secretário de Saúde, Marcos Palermo, deixou a dúvida de onde será o local para atender com exclusividade pacientes com suspeita do novo coronavírus, denominado popularmente por “Covidário”.

“Nós estamos estudando um local para receber exclusivamente pacientes com suspeita de Covid-19, seria um Pronto Socorro, que já foi denominado pela população como um “Covidário”. Como já fizeram outras cidades, por exemplo, Araraquara e Itirapina, assim você separa o paciente infectado pelo novo coronavírus de outros pacientes com outras doenças. Esse local pode ser o antigo Pronto Socorro da Avenida que está passando por reformas, ou então o Ginásio Milton Olaio Filho, que já teve investimentos para abrigar um Hospital de Campanha”, explicou.

Somente lembrando que a construção do “Covidário” faz parte do acordo entre Santa Casa e Prefeitura Municipal para a construção dos novos leitos de UTI. De acordo com o secretário de Saúde, para aceitar permanecer com o pronto-socorro de portas abertas, a Santa Casa pediu à Prefeitura que referenciasse os pacientes com sintomas de Covid-19. Desta forma, para que as Unidades de Pronto Atendimento não fiquem sobrecarregadas, a Prefeitura busca um local para fazer o atendimento exclusivo aos pacientes com suspeita da doença.

Já o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Muller, afirmou em publicação nas redes sociais que o “Covidário” deve ser instalado no antigo Pronto Socorro da Avenida São Carlos. “O Secretario de Saúde e os técnicos da pasta estão empolgados com a conclusão da reforma do antigo Pronto Socorro da Avenida São Carlos. A destinação inicial deve ser a instalação de um Centro de Triagem de Covid. O objetivo é fazer como a Unimed, centralizar o atendimento de suspeitos ou positivados de Coronavírus”, explicou na publicação.

O secretário Muller justificou a importância da instalação desse “Covidário”. “Muitas pessoas, não só suspeitos, mas positivados com a doença ao sentirem necessidade de atendimento médico acabam se deslocando para as UPAs e usam espaço de espera onde tem crianças, gestantes, idosos, pessoas do grupo de risco”, ressaltou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x