23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Protocolo de Cooperação Nacional entre a USP e a Prefeitura Municipal de São Carlos é assinado

Protocolo de Cooperação Nacional entre a USP e a Prefeitura Municipal de São Carlos é assinado

O INOVA USP é um espaço que visa agregar e integrar laboratórios e diversas iniciativas em um ambiente multidisciplinar

26/09/2021 16h06 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Protocolo de Cooperação Nacional entre a USP e a Prefeitura Municipal de São Carlos é assinado Foto: Divulgação

A Universidade de São Paulo (USP) deu, no passado dia 21 de setembro, mais um passo importante para que a cidade de São Carlos se consolide como um importante polo regional de inovação ao serviço da sociedade, ao inaugurar na Área-2 do Campus USP da cidade o “Inova USP São Carlos”, um espaço de 800m2 inteiramente dedicado ao desenvolvimento de ideias e projetos desenvolvidos por alunos e pesquisadores, e que irão gerar impactos positivos na sociedade, onde neste espaço ficará instalada também a sede da Agência USP de Inovação – Polo local (AUSPIN).

Estiveram presentes neste evento os Reitor e Vice-Reitor da USP, na circunstância, Profs. Dr. Vahan Agopyan e Dr. Antonio Carlos Hernandes, o atual presidente do Conselho Gestor do Campus USP de São Carlos, Prof. Dr. Emanuel Carrilho, Prefeito de São Carlos, Sr. Airton Garcia, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. José Galizia Tundisi, Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Vereador Roselei Françoso, e o Diretor do Instituto de Física de São Carlos e coordenador do Projeto EMBRAPII e CEPOF – IFSC – USP, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, além dos Coordenadores do InovaUSP, Prof. Dr. Luiz Henrique Catalani, e da Agência USP de Inovação Prof. Dr. Marcos Nogueira Martins, e autoridades /representantes de diversas instituições.

Consolidado com os trabalhos e projetos já executados nos últimos anos, esta cerimônia contou ainda com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a USP e a Prefeitura Municipal de São Carlos no sentido de se realizarem projetos essencialmente voltados para a resolução de problemas que afetam a sociedade, bem como o desenvolvimento nas áreas de ensino, pesquisa e inovações. Conforme afirmou o Vice-Reitor da USP, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, a ideia é que a Universidade atue sempre como indutora de transformação: “capaz de utilizar o conhecimento em uma iniciativa que transforme a comunidade”.

Em entrevista para o canal 10 Net ( Canal de TV Universitária – CEPOF – IFSC – USP ) com o jornalista Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala ( Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF –INCT – IFSC –USP), várias entrevistadas foram realizadas durante o evento, e serão veiculadas pelo canal 10 da Net, e pela reportagem da TVE São Carlos inclusive, e estarão disponíveis nas redes sociais.

Fontes: Erika Yamamoto – Jornal da USP / Foto: Henrique Fontes, Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP, Kleber Chicrala – Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP e Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do CEPOF – INCT – IFSC – USP.

A cerimônia de inauguração do Inova USP São Carlos aconteceu no dia 21 de setembro p.p. e contou com a participação de dirigentes, pesquisadores e representantes e diretores de diversas instituições, da Prefeitura de São Carlos, do Prefeito de São Carlos, da Câmara de Vereadores e de Universidades e Centros de Pesquisa, a exemplo da EMBRAPA – Instrumentação, da Prefeitura do Campus I e II da USP, dentre outras instituições, onde na mesa oficial estava o Reitor e Vice-Reitor da USP, os Profs. Dr. Vahan Agopyan, e Dr. Antonio Carlos Hernandes, o atual presidente do Conselho Gestor do Campus USP de São Carlos, Prof. Dr. Emanuel Carrilho, Prefeito de São Carlos, Sr. Airton Garcia, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. José Galizia Tundisi, Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Vereador Roselei Françoso, e o Diretor do Instituto de Física de São Carlos e coordenador do Projeto EMBRAPII e CEPOF – IFSC – USP, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x