19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > PSF realiza exames de acuidade visual em escolas

PSF realiza exames de acuidade visual em escolas

10/05/2013 11h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
PSF realiza exames de acuidade visual em escolas

A equipe do PSF Nova Itirapina, em parceria com as direções das escolas Dulce de Faria M Migliorini, Aracy Leal Bernardi e Marile Schimidt de Oliveira, realizou o  Projeto de Acuidade Visual. 

 

A ação teve o objetivo de detectar e diagnosticar de forma precoce doenças como a catarata congênita, estrabismo e miopia em crianças, a fim de encaminhá-las para tratamento médico na idade ideal.

O teste foi realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde – ACS – do PSF após as profissionais serem capacitadas pela enfermeira Graziela, responsável pela unidade.  O exame atingiu aproximadamente 700 alunos através da aplicação da Escala de Snellen.

Vale ressaltar que esse exame não substitui a avaliação do oftalmologista, mas indica quem tem a necessidade da consulta médica com o profissional. O objetivo do projeto é apontar justamente esses alunos que necessitam da avaliação do especialista médico porque por vezes as crianças têm dificuldade escolar devido há algum comprometimento no campo visual que acaba não sendo avaliado.

A ação encontra-se na fase de finalização onde foram especificados os alunos que necessitam da avaliação médica e solicitados os documentos necessários para a consulta.

Dentre a população avaliada, 10% necessitam da consulta especializada. A equipe fica feliz em poder colaborar com a saúde das crianças, uma vez que o objetivo do Programa de Saúde da Família é trabalhar com prevenção e um problema identificado em idade escolar tem maiores chances de ser corrigido evitando-se agravos maiores futuramente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x