26 de Junho de 2022

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Quer aproveitar o arraiá sem culpa? Confira as dicas!

Quer aproveitar o arraiá sem culpa? Confira as dicas!

Nutricionista do Sistema Hapvida afirma que é possível curtir a festa junina de forma saudável

23/06/2022 20h39 - Atualizado há 2 dias Publicado por: Redação
Quer aproveitar o arraiá sem culpa? Confira as dicas!

O mês de junho dá início à temporada das festas juninas no Brasil. Além disso, traz a expectativa do consumo das comidas típicas do período. Segundo a nutricionista do Sistema Hapvida, Adilla Almeida, com o clima mais frio, é normal sentir mais fome. “Isso acontece devido ao esforço que o organismo precisa fazer para controlar a temperatura corporal”, explica.

Mas, será que todos os quitutes juninos estão liberados? É possível curtir o período de forma saudável? Adilla afirma que sim. “Deve-se saborear as delícias da época sem culpa, mas sem exageros. Para isso, reduza o açúcar, beba bastante água, coma devagar e, assim, se sentirá mais saciado. Aproveite o momento e a época do ano para curtir a festa, a família e os amigos, diminuindo o estresse e colocando o corpo em movimento”, orienta.

Entretanto, a nutricionista ressalta que nem todos os pratos juninos são saudáveis e que é preciso atenção aos ingredientes, como por exemplo, açúcar e óleo. “Os pratos típicos da época são muito saborosos e podem ser muito nutritivos também, desde que saiba com o que alinhar. Os excessos de açúcar e gordura, principalmente, podem tornar os quitutes muito calóricos e assim eles deixam de ser interessantes”, explica. “Mas, podemos adequar com o consumo de pratos mais naturais como, milho assado ou cozido, o cuscuz, pamonha, amendoim, e a pipoca”, completa.

De acordo com Adilla, o ideal é tentar priorizar os alimentos mais saudáveis e não exagerar no consumo daqueles que não trazem muitos benefícios à saúde, fazendo substituições e escolhas. “Prefira porções menores de bolo e atenção às bebidas alcoólicas”, conclui.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x