26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > RALLY DO SAAE

RALLY DO SAAE

19/03/2016 00h08 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
RALLY DO SAAE

A máscara da ‘gestão eficiente’ do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está caindo. A convite do vereador Roselei Françoso (Rede), a reportagem do Primeira Página circulou por alguns bairros de São Carlos. A situação mais estarrecedora foi detectada na rua João Ramalho, no Jardim Centenário. Num espaço de, aproximadamente, 300 metros, 11 buracos abertos pela autarquia foram localizados, além de um vazamento de água em frente ao número 116 da via. “Esse é o rally do SAAE”, brincou um dos motoristas que passava pela rua ao se deparar com a reportagem.

E de fato os motoristas precisam fazer manobras, algumas delas bruscas, para evitar acidentes. “Nós, enquanto vereadores, fazemos cobranças, requerimentos, mas infelizmente não vemos um resultado satisfatório. Eu estou bastante assustado com essa situação”, desabafou o vereador Roselei Françoso.

Os problemas não param por aí. Em frente à Escola Municipal Angelina Dagnone de Melo, na rua João Ferreira, o SAAE consertou um vazamento, mas deixou um barro mal compactado. Para evitar o atolamento, os motoristas necessitam circular à beira da sarjeta. No horário de entrada e saída dos alunos, a situação pode representar perigo.

IMUNDÍCIE – Na esquina das ruas Trabalho com Fraternidade e Paulo Arruda Corrêa da Silva, no Recreio do Bandeirantes, a empresa que faz a recomposição do asfalto colocou massa asfáltica em um buraco faz 20 dias, de acordo com relato de moradores. Eles simplesmente não retornaram e para piorar, a chuva levou parte da massa. “Desse buraco sai um fedor de esgoto insuportável”, relatou um dos moradores. Ao lado do buraco, existe um poço de visitação. Os moradores suspeitam que há algum vazamento de esgoto. “Quando chove jorra esgoto. Aí a gente não suporta ficar por aqui”, disse um outro morador.

Na esquina das ruas Luiz Procópio de Araújo Ferraz e José Gentil de Brito, no Santa Felícia, a reportagem encontrou um vazamento. Outros cortes foram verificados na rua Luiz Pedro Bianchim. Segundo relato de moradores, os problemas datam de dois meses. Na rua Miguel João, outros dois buracos do SAAE também não receberam a devida manutenção.

CAMPANHA – Roselei faz uma reflexão com a Campanha da Fraternidade, que trata de saneamento básico e é desrespeitada pelo SAAE. Ele até chegou a fazer uma moção de apelo pedindo maior atenção das autoridades. “A moção de apelo pede que o poder Executivo olhe com maior atenção as ruas de nossa cidade, de modo a garantir o saneamento básico, limpeza urbana, capinação, tapa buraco e tantos outros serviços essenciais, cuja ausência ou demora na providência afeta a saúde pública, a dignidade humana, a sustentabilidade do nosso município e do planeta e, também, a economia”, declarou Roselei.

 

Bicão apresenta outras cenas de abandono do SAAE

 

O vereador Equimarcílias Freire (PMDB) resumiu a situação deparada na esquina das ruas Bispo César Dacorso Filho e Ananias Evangelista de Toledo, na Vila Carlos. “O SAAE deu um ‘pepino’ aos moradores da região”.

E o desabafo faz sentido. Segundo moradores, há 60 dias eles esperam uma solução aos problemas, de acordo com Freire. “Os buracos se transformaram em verdadeiras crateras. Como se não bastassem os buracos, já alguns dias, o SAAE deu um pepino aos moradores deste local: o esgoto jorra a céu aberto causando transtornos às pessoas que passam pelo local, sujando os veículos e pedestres, além de poluir a lagoa do Bicão”.

Para Freire, o secretário de Obras Márcio Marino está ‘muito atarefado’ e não consegue dar conta de três secretarias. “O senhor [Sérgio] Pepino traz esse ‘presente’ para todos os moradores da região com o problema de saneamento básico”, desabafou.

OUTRO LADO – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos informa que irá avaliar cada um dos problemas apresentados e que tomará as providências necessárias.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x