27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > RECANTO DAS OLIVEIRAS; Muller apela para Promotoria desocupar bairro apenas em março de 2020

RECANTO DAS OLIVEIRAS; Muller apela para Promotoria desocupar bairro apenas em março de 2020

17/10/2019 08h05 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
RECANTO DAS OLIVEIRAS; Muller apela para Promotoria desocupar bairro apenas em março de 2020

O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Muller, vai apelar ao promotor de Justiça, Flávio Okamoto, para que ele prorrogue até março de 2020 o prazo para que os moradores do Recanto das Oliveiras, bairro rural clandestino existente na altura do quilômetro 219 da Rodovia Washington Luís (sentido São Carlos-Itirapina), desocupem o local.

O pedido se deve ao fato de que os onze lotes sociais do Projeto Habitacional “Em Busca de um Sonho”, desenvolvimento na região do Cidade Aracy, promovido pela Pasta de Muller, que serão doados às famílias mais carentes do Recanto das Oliveiras, só estarão concluídos daqui a cerca de seis meses. “Não temos este poder, mas vamos apelar ao bom senso do Ministério Público para que estas famílias possam habitar o novo projeto da nossa secretaria”, explica Muller. Segundo ele, os imóveis, que terão 125 metros quadrados cada, serão doados e as famílias construirão as casas em sistema de mutirão.

A Prefeitura de São Carlos está investindo R$ 800 mil para assentar 120 famílias próximo ao bairro Antenor Garcia dentro do Projeto em busca de um Sonho ,

No Recanto das Oliveiras moram cerca de 40 famílias. As habitações, algumas de alvenaria e outras feitas com madeira e outros materiais precários e improvisados, serão demolidas por ordem do Poder Judiciário. O local, área da antiga Fazenda Tupy, é de propriedade do loteador e atual prefeito Airton Garcia Ferreira. O local é considerado Área de Preservação Permanente e abriga animais em extinção da fauna brasileira, além de plantas importantes da flora paulista. 

O processo é de 2007, a sentença saiu em 2010 e um acordão confirmando todas as decisõesfoi publicado em 2013. Todos os moradores do local foram notificados da situação e comunicados de que devem deixar o local. atual prefeito, Airton Garcia Ferreira.

O promotor de Justiça Flávio Okamoto confirma esta informação e garante que ninguém está sendo surpresa. Ele ressalta que os moradores do local sabem há pelo menos dois anos que terão deixar o local. O “bairro rural” que se formou no local faz parte da Fazenda Tupy, de propriedade do empresário e atual prefeito de São Carlos, Airton Garcia Ferreira.

Um grupo de moradores do Recanto das Oliveiras tentou obter o apoio dos vereadores para permanecer no local. Os moradores do local estiveram na sede do Poder Legislativo para protestar contra a decisão judicial. Eles alegam que compraram os imoveis e assinaram um contrato com a promessa que futuramente teriam registro da escritura e o espaço se tornaria uma vila agrícola. Ele alegam, ainda, que o promotor de Justiça Edvard Ferreira Filho fez um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) autorizando a compra para construção de moradias.

NOVELA – A novela do Recanto das Oliveiras começou na Década de 2000. O casal formado por Lázaro Antonio Schmidt (que já morreu) e sua esposa Aparecida Huss Schmidt se apropriaram de forma irregular do local e começaram a vender lotes  para chácaras, mesmo sem ser proprietários da terra, enganando cerca de 30 a 40 famílias. Ocorre que a área é área de preservação permanente, que resguarda fauna e flora do cerrado, abrigando animais em extinção, como lobo guará, gato do mato, cachorro do mato e tatus, entre outros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x