26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Rede Municipal de Ensino supera a média nacional do IDEB em 2019

Rede Municipal de Ensino supera a média nacional do IDEB em 2019

O ensino municipal de Itirapina no ano passado conseguiu a média de 7.2, bem acima do 5.7 da média nacional

23/09/2020 20h32 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Rede Municipal de Ensino supera a média nacional do IDEB em 2019 Secretária Mylene, prefeito Zé Maria e diretoras da Rede Municipal de Ensino de Itirapina

A Rede Municipal de Ensino de Itirapina superou a meta projetada do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para o ensino fundamental nos anos iniciais (4ª série/ 5º ano). Em 2019, a cidade teve 7.2 de nota, acima dos 6.8 de 2017 e da meta, que era de 6.6. A nota ficou bem acima da média nacional das redes públicas (5.7) e até das redes particulares (7.1). Acima também da média do Ensino Fundamental I do Estado de São Paulo no ano de 2019 (6.5).

Mas, nos anos finais do fundamental (8ª série/ 9º ano), a cidade ficou com 4.9 de média nas Redes de ensino pública (Federal, Estadual e Municipal), a meta era 5.9, e ficou também abaixo da nota de 2017, foi de 5.1. Já o ensino médio de Itirapina conseguiu ultrapassar a meta e teve 4.9, superando a nota de 4,2 proposta para 2019.

A nossa reportagem conversou com a professora Mylene Rodrigues Vieira, secretária Municipal de Educação e Cultura. Ela agradeceu a todos que estão no “chão” de cada unidade escolar, conhecem as dificuldades do dia a dia da Educação e dão tudo de si para alcançar o desenvolvimento pleno de cada aluno. “Parabéns aos professores, gestores e equipe de servidores das escolas municipais. Nosso agradecimento também ao prefeito Zé Maria que, como um apaixonado pela educação e pelas crianças, nunca mediu esforços para apoiar as ações educacionais”, ressaltou.

O IDEB, criado em 2007, é o principal indicador de qualidade da educação no Brasil. Pelo IDEB é possível monitorar o desenvolvimento e a evolução das redes de ensino, além de estabelecer metas. Para acompanhar a evolução dos trabalhos, o Ministério da Educação – MEC disponibiliza um sistema de consultas online (inep.gov.br/ideb) o qual é possível saber as notas de cada escola e de cada município, obtidas desde a criação do índice até o dado mais recente.

 

Como é calculado?

O IDEB das escolas e das redes de ensino varia numa escala de zero a dez e é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

Os índices de aprovação são obtidos pelo Censo Escolar, realizado anualmente. Já as médias de desempenho utilizadas são as da antiga Prova Brasil, que agora se chama Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, realizado a cada dois anos.

A média do IDEB é obtida partir das avaliações de língua portuguesa e matemática. As notas das provas são padronizadas em uma escala de zero a dez. Depois, essa nota é multiplicada pela taxa de aprovação, que vai de 0 a 100%.

 

Desafios

A meta do MEC é que o Brasil conquiste 6 pontos no IDEB na primeira etapa do Ensino Fundamental até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil. Essa nota é equivalente à média dos estudantes dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2005, o primeiro dado disponível e anterior à criação do IDEB, a nota do Brasil para essa etapa do ensino era apenas 3,8.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x