19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Rede municipal realiza curso sobre Projeto

Rede municipal realiza curso sobre Projeto

29/08/2012 22h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Rede municipal realiza curso sobre Projeto

Professores e gestores da rede municipal de ensino de São Carlos estão participando do curso sobre o Projeto Eco-Político Pedagógico – PEPP: fundamentos e práticas.

O curso que é ministrado pelo Instituto Paulo Freire e vai até dezembro, tem carga horária de 140 horas, sendo 100 horas presenciais e 40 horas à distância, pela plataforma Moodle.

A ideia é formar 35 docentes para que em 2013 esses dêem continuidade às ações, formando e mobilizando toda comunidade escolar, além dos demais trabalhadores da educação para que cada Unidade Escolar construa coletiva e democraticamente o seu Projeto Eco-Político-Pedagógico.

O processo de formação tem por objetivo estabelecer um diálogo aberto para estimular a criatividade e a participação de todas as pessoas envolvidas com a educação que se constrói cotidianamente.

Outro ponto importante é reconhecer a importância da educação para a sustentabilidade, da ecopedagogia e do foco na dimensão ecológica nos projetos escolares.

A “Leitura do Mundo”, o tema do primeiro encontro, como nos ensina Paulo Freire, é o ponto de partida para construção do PEPP, tendo como escola cidadã a incorporação da cultura e dos saberes populares ao currículo da escola.

O curso possibilitará aos participantes a reflexão sobre as concepções de escola e educação e a prática, num permanente movimento de ação-reflexão, para vivenciar e criar a escola cidadã, a educação cidadã e o mundo educador que se quer para nós, para os nossos alunos e para as futuras gerações.

Segundo a secretária municipal de Educação, Lourdes de Souza Moraes, “é no espaço da escola que os saberes são sistematizados e o professor, na sala de aula, pode possibilitar o exercício da educação cidadã planejada no Projeto Pedagógico. Nesse sentido o PEPP deve ser construído de forma compartilhada, assegurando que toda a comunidade escolar se sinta pertencente e corresponsável pela qualidade social da educação”, finalizou.

 

Instituto – O Instituto Paulo Freire (IPF) é uma associação civil, sem fins lucrativos, criada em 1991 e fundada oficialmente em 1 de setembro de 1992. Atualmente, considerando-se Cátedras, Institutos Paulo Freire pelo mundo e o Conselho Internacional de Assessores, o IPF se constitui numa rede internacional que integra pessoas e instituições distribuídas em mais de 90 países em todos os continentes, com o objetivo principal de dar continuidade e reinventar o legado de Paulo Freire.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x