19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Rede Municipal realiza eleição

Rede Municipal realiza eleição

26/04/2012 21h53 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Rede Municipal realiza eleição

As escolas da Rede Municipal de Ensino, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, por meio do programa Escola Nossa, realizam até esta sexta-feira, 27, o processo de eleição para o Conselho de Escola.

 

O conselho é um órgão colegiado constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar e local, que atuará em sintonia com a administração da escola, definindo os caminhos para a tomada de decisões administrativas, financeiras e político-pedagógicas condizentes com as necessidades e potencialidades da escola.

Podem ser candidatos: pedagogos; professores; demais funcionários da escola; alunos; pais ou responsáveis por alunos; membros dos movimentos sociais organizados da escola e da comunidade.

O Conselho de Escola é composto por no mínimo 4 e no máximo 16 membros, que fazem parte dos vários segmentos da escola e da comunidade usuária. Cada conselheiro terá um suplente, sendo o diretor da unidade escolar um membro nato.

 

A eleição prevê que cada um dos segmentos eleja seus representantes, ou seja, professores votam em candidatos professores, merendeiras votam em merendeiras, e assim por diante.

Lourdes Moraes, secretária municipal de Educação, revela que o processo de eleição do Conselho de Escola é amplo e passa pela divulgação a toda comunidade escolar por meio da atuação dos Gestores Comunitários da Educação.

“A eleição para o Conselho de Escola é vital para que se tenha uma gestão democrática, pois ela conta com a participação efetiva da comunidade escolar e da família”, revelou Lourdes, reiterando que atualmente o processo conta com uma disputa saudável e a participação de vários candidatos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x