20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Reportagem enaltece São Carlos

Reportagem enaltece São Carlos

27/03/2012 11h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Reportagem enaltece São Carlos

O caderno “Mercado” do jornal Folha de S. Paulo de domingo (25) destacou, em reportagem de uma página, o ambiente acadêmico e o potencial de desenvolvimento tecnológico de São Carlos. A reportagem do jornalista Nelson de Sá traça um perfil do município, que por meio das universidades como a USP e a UFSCar, tem estimulado a formação dos “doutores-empreendores”, fruto da união entre universidades, centros de pesquisa e parques tecnológicos.

 

Em entrevista, o prefeito Oswaldo Barba menciona a impressionante marca de 14,5 patentes registradas por 100 mil habitantesem São Carlos, enquanto a média estadual é de 7,6 por 100 mil e no Brasil a média chega a 3,2. A reportagem destaca que o prefeito levou ao Ministério da Defesa um projeto para reunir as várias tecnologias criadas no setor aeronáutico. Além do Centro de Manutenção da TAM e a Embraerem Gavião Peixoto, a cidade possui, na USP, o curso de Engenharia Aeronáutica, fábrica de veículos aéreos não-tripulados e possui curso de tecnólogo em manutenção de aeronaves no IFSP (Instituto Federal de São Paulo).

O texto explica que a criação da USP e da UFSCar foram determinantes para a consolidação de São Carlos como “Capital Nacional da Tecnologia”. Afirma que a eleição de Newton Lima, ex-reitor da UFSCar, em 2000, contribuiu na consolidação da união entre cidade e universidades.

Jarbas Castro, da Opto Eletrônica, uma das primeiras empresas que surgiram desse ambiente universitário e acadêmico, professor Vanderlei Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação, e a empresa AGX, que fabrica veículos aéreos não tripulados foram outros personagens da matéria. (Leia matéria no site da Prefeitura)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x