25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Reveillon copia Natal e também deve ser chuvoso

Reveillon copia Natal e também deve ser chuvoso

30/12/2011 10h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Reveillon copia Natal e também deve ser chuvoso

O fim de semana do ano novo deve acompanhar o Natal, pelo menos no quesito clima. Em 2011, o Natal trouxe as chamadas chuvas de verão, e no ano novo não deve ser muito diferente. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a virada deve ser chuvosa. A previsão aponta pra um sábado (31) de pouca chuva (entre quatro e 10 milímetros) e um domingo de chuva mais contínua durante todo o dia, onde deve chover entre 15 a 20 milímetros. A temperatura também deve cair um pouco, como já vem acontecendo nos últimos dias, com a máxima entre 24 e 28° e a mínima entre 18 e 20°.

Segundo o chefe da Defesa Civil de São Carlos, Heleno Irami,este clima chuvoso é tipicamente do verão. “Esta é uma época do ano onde a prevenção e a atenção tem que ser redobrada. É normal a chuva intensa nesse período, do meio de novembro até março”, afirma.

Apesar dessa precipitação, a chuva por vir neste fim de ano ainda não preocupa. Mas é verão, o tempo pode virar rapidamente e tudo pode acontecer. Por isso, é importante manter-se alerta. “ Há riscos de alagamento caso haja pancadas muito forte”, informa.

O problema mesmo é quando essas chuvas vêm acompanhadas de rajadas de ventos e trovoadas. Heleno explica quequando há realmente a confirmação de chuvas mais fortes, a defesa civil faz o monitoramento das condições climáticas.

Irami relata sobre o procedimento quando a cidade entra no estado de alerta. “São enviadas mensagens de celular para todas as pessoas e empresas cadastradas no Comdec (Conselho Municipal de Defesa Civil), além de informar nas áreas de risco, nas Baixadas, por exemplo”.

Os avisos são enviados três vezes por semana, relatando sobre os próximos cinco dias. No site da Prefeitura, na Aba da Defesa Civil você pode conferir também a previsão, assim como o nível de umidade do ar, além de dicas para combater os transtornos causados pelos temporais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x