24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Revisões de carros aumentam até 40% nas oficinas

Revisões de carros aumentam até 40% nas oficinas

17/02/2012 10h55 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Revisões de carros aumentam até 40% nas oficinas

Com a chegada do feriado prolongado de Carnaval, o número de veículos que buscam a revisão para sair de viagem aumenta, segundo comerciantes do setor, em até 40%. A procura é por itens de segurança do carro.

A estimativa de aumento médio no volume de tráfego no verão girou em torno de 30%, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, durante a operação verão 2011 e2012. Aestimativa coincide com as previsões das concessionárias e do DER. Verificou-se também nesse período um aumento de 12% no número de acidentes de trânsito em relação à operação do ano passado.

Por conta das estatísticas, a revisão para a segurança do veículo se torna prioritária para o dono do carro. O supervisor de oficina Thiago Fontana, da SF Centro de Reparação Automotiva, explica que o check-up do veículo leva em média 24 horas para ser concluído.

“É preciso verificar uma série de itens que garantem um bom funcionamento do veículo e impeça transtornos. Nessa época há um aumento na demanda por revisão de 20%. Itens como troca de óleo, filtros e revisão dos freios estão entre os mais procurados pelo cliente”, disse.

Ele explica que vários itens devem ser vistoriados e, se necessário, trocados, como sistema de freios, suspensão, pneus, troca de óleo, dentre outros. “Todos os itens de segurança do carro devem ser conferidos, assim como o estado da embreagem e, se solicitada, uma revisão na parte elétrica”, explica.

Para a dona da Solução Pneus, Isamara Mendes Bombeiro, a demanda de pneus novos aumenta em até 20%. “É um equipamento de segurança que está bem às vistas da fiscalização. O policial de cara vê se os pneus estão sem condição de uso”, disse.

Portanto, o motorista que arriscar trafegar com pneus em má qualidade ou carecas, como são popularmente chamados, pode ter o carro retido no caso de um único pneu ou apreendido quando mais de um, segundo o soldado Carlos Pepito, policial rodoviário da 1ª Companhia de Araraquara. A multa por esse delito é de R$ 127,00.

Na parte de iluminação, lâmpadas de farol, lanternas traseiras e pisca-alerta são itens importantes a serem conferidos, bem como a luz de ré. Eles representam equipamentos obrigatórios. A falta desses itens pode gerar multa de R$ 89,00.

Segundo o dono do Centro Automotivo RT, Gilson Squassoni, a demanda para revisão do carro antes de feriados prolongados chega a 40%. “O check-up de freios, suspensão e pneus são os mais procurados pelos clientes”, afirmou ao revelar que o tempo de espera para uma revisão básica gira em torno de 12 horas e para um exame mais detalhado amplia-se para 24 horas.

 

Dicas para quem pretende viajar para o litoral

 Nesta época, é comum que as famílias viajem para o litoral e a maresia e o sol forte podem danificar a pintura e a parte interna do veículo. Para evitar danos, podem-se adotar medidas simples, como inserir protetores sanfonados no para-brisa ou utilizar películas protetoras de vidros. “As películas escurecem os vidros, diminuem o calor no interior do automóvel, evitam o desgaste dos estofamentos e áreas plásticas do veículo, além de ser uma proteção maior contra furtos e assaltos”, explica o diretor do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), Silvio Rivarolla.

 

Segundo o diretor, os protetores também são importantes no verão porque o sol pode ressecar estofados de couro. “Lojas especializadas podem aplicar produtos para proteger os bancos”, comenta.

Por fora, no caso da pintura, apesar de os veículos contarem com o verniz, existem polidores que formam mais uma película protetora, como o espelhamento, a revitalização ou cristalização. “Alguns destes tratamentos ajudam, inclusive, a remover riscos superficiais”, completa Rivarolla.

Ele também recomenda lavar mais vezes o veículo no verão, especialmente quando ocorrer contato com a maresia.

Outro item que sofre com as altas temperaturas é o pneu, pois, com o calor excessivo, a calibragem pode ficar comprometida. “É preciso ficar atento, porque há perda de calibragem nos pneus”, alerta.

A parte mecânica também exige mais atenção, especialmente antes de viajar. Rivarolla aconselha que o condutor verifique o nível do líquido de arrefecimento (radiador), do óleo do motor, além da manutenção preventiva, verificando as condições das velas, bomba d’água, correia e mangueiras.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x