20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Saiba como planejar despesas do início do ano

Saiba como planejar despesas do início do ano

04/01/2012 16h07 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Saiba como planejar despesas do início do ano

O ano mal começou e muitas pessoas já se vêem com inúmeras despesas, contas e impostos a pagar. Para não se endividar ou perder dinheiro, é fundamental analisar as melhores formas de pagamento. A fim de auxiliar na organização financeira do consumidor, o economista e professor, Jônatas Rodrigues da Silva, faz algumas recomendações.

Segundo ele, o ideal é pagar as contas de início de ano sempre à vista e com desconto. Evitar atrasos no caso dos tributos, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), pois isso pode resultar em multas, algumas com até 20% do valor do tributo. “Caso pague o IPVA à vista, por exemplo, o contribuinte possui desconto de 3%, se o veículo for licenciado no estado de São Paulo”, afirma.

Em relação aos cartões de créditos, adiar o pagamento ou mesmo pagar o valor mínimo é sempre a pior escolha. “O juro cobrado no cartão é o maior do mercado. O mais correto é procurar o banco e fazer um empréstimo pessoal, equacionar as dívidas e passar a pagá-las em dia”, ressalta o economista.

Os gastos com materiais escolares e uniformes também podem pesar no bolso, e, por isso, pesquisar preços, optar pelo pagamento à vista e até mesmo pechinchar são sempre alternativas para os pais que não queiram fugir do orçamento. “O pagamento à vista pode resultar em 10% ou até mais de desconto, o que já é uma boa coisa”, relata Silva.

Para controle de gastos e gerenciamento dos investimentos, o economista recomenda o uso de uma planilha Excel, pois ao visualizar a situação financeira, o consumidor conseguirá prever boa parte das despesas que terá durante o ano e otimizar o uso dos recursos disponíveis.

É o que faz há dois anos o publicitário Eduardo dos Santos, que através da criação de uma planilha de despesas diárias, encontrou maior facilidade de manter o orçamento sob controle. “Eu não tinha nenhum controle sobre as despesas miúdas, como gorjeta, cafés. São gastos aparentemente insignificantes, mas que podem ter grande impacto no orçamento se não forem controlados. Por isso eu adotei o uso da planilha”, declara.

A dica é sempre anotar receitas e despesas e nunca gastar além das receitas. Ter uma reserva de emergências também é interessante, afinal, segundo o economista, emergências sempre acontecem. “Depois que a pessoa passar a controlar os gastos de forma efetiva e formar a reserva de emergência, aí pensar em economizar e investir ao menos 10% da renda líquida. Investir é um hábito a ser cultivado”, finaliza Silva.

EDIÇÃO: Jeferson Vieira

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x