19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Samu comemora 6 anos com 167 mil atendimentos

Samu comemora 6 anos com 167 mil atendimentos

27/06/2012 08h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Samu comemora 6 anos com 167 mil atendimentos

Na manhã de ontem, 26, aconteceram na escola Álvaro Guião atividades em comemoração aos seis anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o lançamento do programa Samu na Escola que tem o intuito de orientar alunos das escolas municipais e estaduais sobre os trabalhos realizados, suporte e o atendimento às vítimas de acidente, além de capacitá-los nos procedimentos de primeiros socorros.

Os três principais temas abordados foram como utilizar corretamente o Samu, o que associa às ligações de trote que chegam a índices de 7% das chamadas; a continuidade do programa Cidade em Defesa da Vida, que é uma parceria com o hospital da capital Sírio Libanês, que visa capacitar pessoas leigas em procedimentos de paradas cardiorrespiratórias; e o combate ao uso de substâncias entorpecentes e as legais como o cigarro.

Durante todo dia foram realizadas exposições, palestras e simulações dos serviços prestados nas ocorrências. Dezessete salas da escola foram disponibilizadas para atividades de orientação e conscientização sobre equipamentos e prevenções de acidentes domésticos, desmaios, queimaduras, crises convulsivas, além de informações dos malefícios do cigarro e outras drogas.

O secretário municipal de Saúde, Marcus Vinicius Franzim Bizarro, ressaltou a importância do serviço do Samu na organização no atendimento de saúde e na sua eficiência nos procedimentos de primeiros socorros. “O trabalho do Samu é muito importante para a cidade por garantir o acesso adequado das pessoas que tiverem algum agravo urgente de saúde, no tempo e para lugar certo de pronto atendimento”, diz Bizarro.

Estiveram presentes ao evento outras unidades do Samu das cidades de Limeira, Araras e Rio Claro, além do Corpo de Bombeiros e Polícias Civil, Militar e Científica que trabalham em parceria nos atendimentos de socorro.

O diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar, Francisco Luiz Neo, comenta que em seis anos de trabalho cerca de 167 mil atendimentos foram realizados. Atualmente a frota é composta por oito ambulâncias e três bases de atendimentos. Há a proposta de que o atendimento seja ampliado para outras cidades da região como Descalvado, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito e Dourado.

O Samu é uma parceria entre governo federal e os municípios brasileiros; em São Carlos, atualmente, o financiamento do serviço é feito em 20% pelo do Ministério da Saúde e 80% por meio da prefeitura que informou um investimento anual de cerca de R$ 11 milhões.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x