26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Samu pode ter renovação da frota comprometida

Samu pode ter renovação da frota comprometida

21/06/2015 08h09 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Samu pode ter renovação da frota comprometida

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode encontrar problemas na renovação da sua frota em São Carlos. A informação foi confirmada pelos vereadores Roselei Françoso (PT) e Cidinha do Oncológico (SD), em nova entrevista ao Primeira Página, na tarde de sexta-feira, 19. Em nota, a Secretaria de Comunicação informou que a renovação da frota ocorre de forma automática, após 3 anos da data de habilitação do serviço.

Os vereadores confirmaram que as informações foram obtidas com a representante do Ministério da Saúde, Carine Lima, em reunião ocorrida na quarta-feira, 17, em Brasília.

“A informação que nós obtivemos nesse encontro é que o município não está apto a receber a renovação por não atender a um parecer técnico”, explicou Cidinha.

O parecer mencionado pela vereadora diz respeito à solicitação do Ministério da Saúde sobre descrições técnicas de atuação do Serviço que deveriam ser cadastradas no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas de Saúde (SAIPS).

Cidinha comentou que São Carlos recebeu uma diligência do Ministério em 27 de março ano passado. “Após 15 meses, a administração não deu respostas, comprometendo a renovação da frota do Samu”, complementou Roselei Françoso.

Os parlamentares disseram que essa ‘displicência’ abortou a ampliação do Samu em uma Unidade de Suporte Básico (USB) comum e outra unidade 4×4 para a Central de Regulação de Urgência e Emergência.

REGIONALIZAÇÃO – Sobre a regionalização do Samu, os dois vereadores disseram à reportagem que a Secretaria Municipal de Saúde não atendeu a pareceres técnicos. “No projeto de regionalização constam três Unidades de Suporte Básico e duas Unidades de Suporte Avançado [USA], mas o município solicita que sejam aprovadas e disponibilizadas uma USB e uma UPA, portanto a Prefeitura precisa alterar o projeto descrito”, alerta Roselei.

“O documento enviado não descreve a unidade de saúde que atenderá cada município nas especialidades de urgência e emergência e falta o documento que evidencia que o Comitê Gestor das Urgências é regional, além disso, faltam os documentos referentes a Porto Ferreira, município que também integra a regionalização”, disse Roselei.

OUTRO LADO – Por meio de nota da Secretaria de Comunicação, a Secretaria de Saúde informou que o Samu 192 São Carlos encontra-se habilitado pela Portaria GM/MS nº 613, de 17 de agosto de 2006. Já a renovação da frota ocorre de forma automática, após 3 anos da data de habilitação do serviço. “Quanto à Regionalização do Samu 192, o município de São Carlos participa ativamente do Grupo Técnico da Rede de Urgência e Emergência, que trabalha para a implantação desse processo”, concluiu.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x