11 de Abril de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Santa Casa inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa

Santa Casa inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa

Nova unidade da Instituição, profissionais de saúde vão contar com sala de aula virtual e laboratório, e Centro de Simulação Realística

26/02/2021 08h35 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Santa Casa inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa Fotos: Divulgação / Assessoria de Imprensa - Santa Casa

A Santa Casa de São Carlos inaugurou, nesta quinta-feira (25), o Instituto de Ensino e Pesquisa, uma evolução do Departamento de Ensino da Instituição. A nova unidade conta com quatro salas de aula; um Centro de Simulação Realística com sala de controle; salas de apoio às atividades acadêmicas; área de convivência; a biblioteca e também um laboratório para atividades práticas para cursos e treinamentos.

Nessa nova estrutura, a Santa Casa investiu em inovação. A biblioteca passa a oferecer, além do acervo físico, conteúdos virtuais por meio de terminais com acesso à Internet. Além disso, uma das salas de aula conta com equipamentos de última geração. E o Centro de Simulação Realística, um dos mais modernos do interior de São Paulo, simula uma sala de cirurgia real, com um robô que tem as mesmas reações de um ser humano, o que torna possível fazer todo tipo de simulação cirúrgica – cardíaca, neurológica e abdominal – e treinar também procedimentos de primeiros socorros.

Com a inauguração dessa nova unidade, a Santa Casa vai solicitar o credenciamento do Curso Técnico de Enfermagem, visando a formação de profissionais capacitados para atender às necessidades da assistência, tanto na rede pública quanto na rede privada.

“Com as novas instalações do IEP, a Santa Casa dá um passo a mais para consolidar a vocação da Instituição para o Ensino e Pesquisa. Temos investido em promover programas e cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, o que vai contribuir também para a melhoria da assistência aos pacientes. Acreditamos que educação e saúde caminham juntas”, afirma o Provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior.

Participaram da inauguração a Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco; o vice-prefeito de São Carlos, Edson Ferraz; e o vice-presidente da Câmara Municipal, Rodson Magno; Dr. André Luiz Giusti, Coordenador da COREME da Santa Casa de São Carlos; e Dr. Massoud Issa Sobrinho, Radiologista do CIDI da Santa Casa.

“Parabenizo o Provedor e toda a equipe da Santa Casa. A inauguração do IEP vai ajudar a trazer mais qualidade para o atendimento da população. Com isso, quem ganha é a cidade de São Carlos”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal, Rodson Magno.

“Acho que é um ganho para saúde, já que com o Instituto de Ensino e Pesquisa, vai ser possível preparar profissionais mais bem qualificados. E a Santa Casa, que nesses 130 anos tem tido um papel de excelência, pode contar com todo o apoio da Prefeitura”, ressalta o vice-prefeito de São Carlos. Edson Ferraz.

CURSOS OFERECIDOS NO IEP

O Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa oferece 7 Programas de Residência Médica (Anestesiologia, Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria); 1 Programa de Residência Multiprofissional (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia); Internato médico hospitalar para 3 Universidades (UFSCar, Faceres e Unifai), além de abrigar estágios obrigatórios para as escolas técnicas de São Carlos.

“Em 2021, expandimos a nossa grade. Já estamos oferecendo Cursos de Pós-Graduação, de Instrumentação Cirúrgica e de Ventilação Mecânica. E estamos pleiteando a aprovação do nosso Curso Técnico de Enfermagem”, explica o coordenador do IEP, André Mascaro.

“Nós autorizamos a criação do Curso Técnico de Enfermagem, seguindo as deliberações do Conselho Estadual de Educação e comprovamos que o IEP atende todas as exigências. E não tem lugar melhor para se montar um curso como este. O profissional formado dentro do hospital vai ter qualidade e experiência, o que vai beneficiar toda a população. Acredito que o Curso Técnico de Enfermagem comece ainda neste primeiro semestre de 2021”, afirma a Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x