Cidades

Santa Casa não irá construir mais leitos de UTI para Covid-19


Hospital alegou conflito com a Prefeitura e pede intervenção do Ministério Público na questão

Em ofício encaminhado ao Ministério Público, a Santa Casa de São Carlos informou que não atenderá a demanda da Prefeitura Municipal, para construir mais 16 leitos de UTI, que seriam utilizadas no tratamento de pacientes com COVID-19 no município.

De acordo com a Santa Casa, a Prefeitura pediu a construção de 10 leitos de UTI adulto e 6 leitos de UTI pediátrica. A Santa Casa diz que tem meios de disponibilizar os leitos requeridos pelo município, desde que o município assuma a demanda em casos nos quais a Santa Casa não é referência de atendimento, fazendo o referenciamento de pacientes de menor complexidade.

Como não houve consenso, segundo a Santa Casa, o Hospital encaminhou ofício pedindo intervenção do Ministério Público para solucionar a questão.

Recentemente, a Santa Casa recebeu 16 respiradores mecânicos do Governo do Estado. Na época, o provedor Antonio Valério Morillas Júnior havia garantido a expansão dos leitos. “Vamos criar inicialmente mais 10 leitos de UTI, porém sempre esperando que não precisem ser usados. Neste momento de pandemia um respirador chega a custar R$ 150 mil, valor que inviabiliza a aquisição do equipamento por hospitais filantrópicos. Agradeço a Prefeitura pela liberação de recursos para a ampliação dos leitos e o Governo do Estado pelo repasse dos equipamentos. Já estamos trabalhando nas adaptações das instalações físicas da Santa Casa para disponibilizar esses novos leitos o mais rápido possível. Acreditamos que em 30 dias estejam prontos”, disse o provedor no dia 16 de junho.

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com