26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Santuário de Aparecida da Babilônia recebe milhares de fieis hoje

Santuário de Aparecida da Babilônia recebe milhares de fieis hoje

12/10/2019 07h41 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Santuário de Aparecida da Babilônia recebe milhares de fieis hoje

Hoje, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, em São Carlos milhares de devotos se reúnem no Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, a cerca de 11 quilômetros de São Carlos, na Rodovia Dr. Paulo Lauro (SP-215), para celebrar a santa, agradecer os milagres e fazer promessas.

Segundo relatos, foi no mês de agosto, por volta do ano de 1860, que um grande incêndio devastou toda a mata que existia  na antiga Fazenda da Babilônia. Na manhã seguinte ao incêndio, constataram que apenas uma árvore permaneceu intacta, verdejante e com um brilho diferente. Numa bifurcação do tronco encontraram uma imagem de Nossa Senhora. A partir desta data a população local começou a rezar o terço aos pés desta imagem, a pediram graças e a alcançarem milagres.
Em  toda a região da Babilônia haverá novena e missa nos sítios. Serão celebradas hoje sete missas durante todo o dia. A primeira missa será às 7h. O terço de homens e mulheres está marcado para às 8h.

Na sequência, às 9h30 haverá terço com as comunidades catecomunemais. Às 10h320 será realizada a tradicional procissão e chegada dos andores. Às 11h haverá nossa missa. O evento será fechado ao meio dia, com almoço caipira na Praça de Alimentação e show sertanejo.
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia fica localizado em São Carlos, com

PADRE TOMBOLATO – O Cônego Antônio Tombolatto, esteve à frente do Santuário entre os anos de 1962 e 2003 e conta que o local só existe, porque a população local sempre acreditou que a imagem intacta de Nossa Senhora, encontrada sob uma árvore após um incêndio, foi um sinal divino.

“O local onde está o Santuário fez parte de uma sesmaria, com dois mil alqueires de terra, da antiga Fazenda Babilônia, que pertencia ao Coronel José Ferreira de Figueiredo. Naquela fazenda existia uma mata de 10 alqueires que no mês de agosto sofreu com um incêndio. Depois que o fogo acabou as pessoas perceberam que sobrou apenas uma única arvore, verdinha, sem nenhum sinal de que o fogo chegou perto dela. Isso chamou a atenção das pessoas locais, que chegando próximo a árvore viram que havia uma imagem de Nossa Senhora da Conceição nos galhos”.

“Todos acreditaram que aquilo era um sinal de Deus e começaram a visitar o local, onde foi construída uma capelinha de pau a pique. O Coronel, dono das terras, não gostava daquela romaria em sua fazenda e por várias vezes tentou dificultar o acesso das pessoas ao local. Os desentendimentos só terminaram quando a  Diocese de São Carlos conseguiu adquirir o local, em 1938, mais de 60 anos após o incêndio ter ocorrido”, fala o Cônego.

Tombolatto ainda fez buscas para tentar descobridor os antigos proprietários da fazenda e após muito trabalho conseguiu contato com a neta do Coronel, Josiane Davidofi Lessa, que residia em Juiz de Fora – MG. “Ela me enviou duas cartas contando as histórias que ouvia de sua mãe, sobre o que havia acontecido no local. Ela contou do incêndio, das pessoas que visitavam o local e que sua mãe, Maria Nazaret Figueiredo Davidofi, se interessou muito pela história e construiu uma capelinha no lugar onde estava a árvore que resistiu ao incêndio”.

O Cônego ainda conta que imagem de Nossa Senhora, encontrada na árvore após o incêndio, não é a mesma que está no Santuário hoje.  “Pelo que sabemos essa imagem foi quebrada por uma criança e o Bispo da época, Dom Gastão, mandou buscar uma nova imagem em Aparecida do Norte e é essa que está no Santuário”, fala Tombolatto.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x