19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São-carlense é 1º colocado em Olimpíada Regional

São-carlense é 1º colocado em Olimpíada Regional

15/12/2011 11h08 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São-carlense é 1º colocado em Olimpíada Regional

Enquanto a maioria dos estudantes do ensino médio aproveitava a manhã do último sábado (10) para descansar ou realizar algum tipo de lazer, Guilherme Carraro Pedronero, de 15 anos, viajava mais de160 quilômetrosaté Bauru para resolver, pela primeira vez, as cinco questões dissertativas da 19ª Olimpíada Regional de Matemática da Unesp – Bauru 2011(ORMUB). O esforço, que na verdade é considerado prazer para ele, trouxe excelentes resultados. Guilherme foi o primeiro colocado entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio das escolas particulares.

A facilidade com a disciplina veio desde quando era pequeno. Não foi à toa que, no início do ano, quando participou da Olimpíada Regional de Matemática da USP e competiu ao lado de alunos de segundo e terceiro colegiais, Guilherme foi um dos poucos selecionados para participar da segunda fase da competição. “Quando eu fiz a prova da USP, muitos dos conteúdos pedidos somente alunos do terceiro colegial já tinham estudado. Por isso, eu achei a Olimpíada de Bauru bastante democrática, porque ela selecionou os alunos de acordo com a série. Então no meu caso, que sou do primeiro colegial, eu fiz questões relacionadas aos conteúdos que aprendi durante este ano”, afirma.

Quem acreditou no potencial de Guilherme foi um professor do Colégio Objetivo, local onde estuda. “Para ser sincero, quando eu soube que iria participar, eu não sabia da existência desta Olimpíada, pois foi meu professor quem conversou comigo a respeito da prova e realizou minha inscrição”, conta.

Guilherme foi premiado com uma medalha, um certificado de participação, livros de Matemática e um pen drive. “O que eu achei muito legal e, mais uma vez, uma atitude democrática foi a divisão da premiação entre escolas particulares e escolas públicas, pois dessa maneira um número maior de alunos foi premiado, o que incentiva participação de mais pessoas ”, relata.

O pai de Guilherme, Paschoal Pedronero, não esconde o orgulho que sente pelo filho. Com brilho nos olhos, declara que já esperava que Guilherme se saísse bem devido aos bons resultados obtidos anteriormente. “A gente sempre zelou pela educação dele para que fosse a melhor possível, mas essa conquista é mérito dele. O empenho foi todo dele”,ressalta.

Surpreso com o resultado, o futuro estudante de medicina, alega que realizar uma olimpíada em plena manhã de sábado não foi um problema, mas uma oportunidade. De fato. Alcançar a primeira colocação dentre dezenas de outros alunos inscritos por escolas de 30 municípios da região só comprova que estamos diante de um verdadeiro gênio da Matemática.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Nilda
Nilda
12 anos atrás

é uma bênção ter facilidade na área de exatas e isso abre muitas portas . Felicidades ao estudante e sua familia .

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x