19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São-carlense ganha medalha de ouro na olimpíada brasileira de matemática

São-carlense ganha medalha de ouro na olimpíada brasileira de matemática

13/12/2019 00h04 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
São-carlense ganha medalha de ouro na olimpíada brasileira de matemática Foto: Luis Morelli

Neste ano, São Carlos é destaque na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019 porque a aluna de 12 anos, Yzadhora Mansini, está no sexto ano da escola estadual Dr. Álvaro Guião, foi contemplada com a medalha de ouro entre os 18,2 milhões de alunos que participaram da competição nacional.
Yzadhora contou ao Jornal Primeira Página que para participar da olimpíada de matemática estudou todos os dias pelo site da OBMEP e que gosta muito de matemática. “Estudei todos os dias pelo site da OBMEP e achei bem interessante a proposta da competição”, explicou.
Ela disse também que foi a sua primeira participação na competição, e que a segunda fase foi muito difícil. “Encontrei muita dificuldade em alguns problemas que foram apresentados na segunda fase da competição, então, demorei um pouco de tempo para resolver essas questões”, ressaltou Yzadhora.
O hobby da Yzadhora é resolver um cubo mágico. “O mais simples resolvo em um minuto, mas gosto de resolver os cubos mágicos maiores”, explicou.
A mãe da Yzadhora, Viviane Patrícia Alves, disse que está muito feliz com a premiação da filha. “Estou feliz e agradeço a DEUS por ter essa filha dedicada e estudiosa”, comentou.
A diretora da escola, Rita de Cássia Baffa Gonçalves, disse que a aluna Yzadhora é nota dez na sala de aula e será um exemplo para os outros alunos. “ela é muita dedicada e brilhante na sala de aula e a medalha dela será um incentivo aos outros alunos”, ressaltou a diretora.
No total, São Carlos obteve uma medalha de ouro, cinco medalhas de prata, sete medalhas de bronze e três professores da escola estadual Sebastião de Oliveira Rocha foram homenageados.
A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) desde 2005, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da competição é contribuir para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela propagação do conhecimento.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Ulisses mansini
Ulisses mansini
4 anos atrás

Que continue sendo essa filha maravilhosa,e estudiosa como sempre foi

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x