25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos entra na Missão Marte

São Carlos entra na Missão Marte

06/03/2012 18h00 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos entra na Missão Marte

Cumprindo o ciclo de 2 anos e 53 dias, acontece até o próximo domingo no Observatório do Centro de Divulgação Astronômica da Universidade de São Paulo (USP) a “Missão Marte”, semana que irá mostrar aspectos do planeta vermelho. Com palestras e períodos de observação planetária, as pessoas vão poder alimentar o imaginário popular se existem ou não os marcianos no planeta vizinho.

O evento ocorre a cada 687 dias por conta do alinhamento entre Marte, Terra e Sol, disse o físico e especialista em ensino de astronomia do Observatório, André Luiz da Silva. Desde sábado passado professores e monitores ligados ao Observatório estão com debates e observação planetária. “Mesmo sendo verão com períodos chuvosos, esta semana em especial não estamos tendo problemas com céu nublado o que trouxe um público bastante expressivo no último domingo, cerca de 300 pessoas passaram por aqui”, afirmou. Desde sexta-feira pelo menos 500 pessoas já passaram pelo Observatório.

Nos próximos dias, Marte fica mais próximo da Terra. O público que for ao observatório poderá acompanhar o fenômeno de perto com a ajuda de telescópios especiais. Durante a noite, por volta das 20h, será possível observar o planeta também a olho nu, informou o físico.

Na avaliação de André Luiz, Marte tem um apelo no imaginário popular por ser um planeta que tem condições ambientais semelhantes às da Terra. “De todo o sistema solar é o que mais se aproxima da Terra, inclusive já constatado cientificamente que existe água em forma líquida no subsolo. Essas informações acabam criando curiosidade nas pessoas”, explicou.

A palestra de hoje (7) traz como tema o questionamento sobre a “existência” de vida inteligente no planeta. “Esta hipótese foi consequência de observações mal interpretadas e até mesmo de traduções incorretas de textos do italiano para o inglês”, ressalta a sinopse que divulga a palestra. A proposta e desmistificar toda uma literatura de ficção, inclusive filmografia que surgiu sobre o tema, como observou André Luiz.

As “Paisagens Marcianas”, debate que acontece amanhã, abordará a existência de vulcões maiores em altura que o Everest, vales que se estendem por milhares de quilômetros, complexos sistemas de dunas, calotas polares, e tempestades de areia que por vezes recobrem toda a superfície planeta.

Na palestra “Sondas Marcianas – Robôs”, de sexta-feira, inicialmente será abordado um breve histórico das tentativas de missões a Marte e das missões que realmente tiveram sucesso, desde 1960 até os dias atuais.

Serviço:

O observatório da USP fica na avenida Dr. Carlos Botelho, 1465, em São Carlos. O evento Missão Marte estará aberto ao público das 20h às 22h para mais um ciclo de atividades relacionadas com o planeta Marte. Entrada franca. Confira a seguir a programação completa até domingo.

– Quarta-feira (7) – Os “marcianos” – Joseana Soares;

– Quinta-feira (8) – Paisagens marcianas – Andrea Carvalho;

– Sexta-feira (9) – A busca por vida em Marte – José Roberto Moreto;

– Sábado (10) – Sondas marcianas – robôs – Andrea Greff;

– Domingo (11) – Exibição do filme “Missão Marte”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x