19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos está com 85,7% dos leitos de UTI/SUS ocupados

São Carlos está com 85,7% dos leitos de UTI/SUS ocupados

Saturação dos leitos intensivos poderá levar cidade para fase vermelha do Plano São Paulo

22/01/2021 05h50 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
São Carlos está com 85,7% dos leitos de UTI/SUS ocupados Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) credenciados no SUS (Sistema Único de Saúde) para adulto estão com 85,7%, de ocupação em São Carlos. A cidade conta, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) com 10 leitos no Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar) e 18 na Santa Casa (sendo 4 na ala infantil).  São 24 pessoas internadas em leitos de UTI/SUS e 10 em leitos de UTI da rede particular.

A Santa Casa divulgou que já está fazendo adequações para abrir 4 novos leitos na ala adulto a partir de hoje, 22. Já a Unimed, atendimento de saúde da rede particular, informou que nas últimas semanas vem acompanhando o aumento exponencial de casos confirmados e internações, tanto na enfermaria como na UTI, chegando a 100% de ocupação dos leitos, o que exigiu ações como o cancelamento de cirurgias eletivas e a criação emergencial de novos leitos tanto na enfermaria quanto na UTI do hospital particular.

O quadro poderá levar a cidade à fase vermelha do Plano São Paulo. A decisão será tomada hoje, 22, pelo governo do Estado de São Paulo. “A situação dos leitos de UTI de São Carlos está muito crítica e a região também caminha para saturação. Acredito em austeridade na reclassificação das fases do Plano SP que será anunciada hoje”, disse Mateus Aquino, que preside o Comitê.

“Infelizmente vivemos o pior momento da pandemia em São Carlos. O momento é crítico, de alerta geral e de repensarmos o nosso comportamento. Não há mais espaço e nem tempo para o relaxamento. Precisamos cuidar uns dos outros. E esperamos, também, que haja uma reclassificação com mais austeridade por parte do Governo do Estado, promovendo um equilíbrio maior entre a flexibilidade e as condições que enfrentamos nos hospitais, tanto nos de São Carlos como em toda a região”, afirmou Aquino.

Em virtude do aumento da doença e da ocupação de leitos em toda a região pertencente à Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), a Prefeitura de São Carlos reforça o alerta da conscientização de medidas de segurança e do cumprimento dos protocolos sanitários como o distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos, uso de álcool gel e principalmente, evitar aglomerações.

PANORAMA – Dados da Vigilância Epidemiológica de São Carlos (SP) apontam para um número expressivo de internação nos hospitais públicos e privados do município por Covid-19, desde o início da pandemia. De acordo com o último boletim do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, são 87 mortes desde o início da pandemia em março de 2020. O último óbito foi registrado ontem, 21. Nos hospitais são 66 pessoas internadas diagnosticadas com Covid-19 e 7.681 casos confirmados na cidade.

ALERTA – De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, a cidade chegou a registrar em 19 dias, 12 mortes – o recorde mensal até o momento é de 14 óbitos. Em janeiro, todas as vítimas da Covid-19 estavam internadas em hospitais públicos e/ou privados.

A médica infectologista que coordena o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde da Santa Casa, Carolina Toniolo Zenatti, disse que a variação da taxa de ocupação da UTI aumentou em 2021 comparado aos 15 primeiros dias de dezembro de 2020. “Nos primeiros 15 dias do ano a taxa de ocupação se manteve quase que diariamente acima de 50%, sendo que no início dezembro ficava em torno de 30%”.

Segundo a infectologista Hospital Universitário (HU-UFSCar), Bárbara Martins Lima pode-se observar um aumento na taxa de ocupação da UTI do HU nos primeiros 20 dias de janeiro em relação ao mesmo período de dezembro do ano passado. “Em dezembro nossa média de ocupação estava em 68%, em janeiro passou para 84%. Hoje estamos com 100% de ocupação na UTI”.

A UTI do HU-UFSCar é destinada apenas para pacientes com coronavírus confirmado. “Excepcionalmente temos casos que aguardam de resultado do PCR para diagnóstico de Covid-19” afirmou Bárbara.

A Santa Casa tem um setor de terapia intensiva exclusivo para pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por Covid-19. Hoje, todos os pacientes internados neste setor têm diagnostico confirmado de Covid-19.

INTERNAÇÃO – A semana começou dando sinais de que o quadro de internação caminhava para o crítico. Na segunda-feira, 18, São Carlos registrou o pico mensal de internações com 54 pacientes, sendo 27 na UTI. Antes do dia 10 de janeiro, a média mensal era de 40 pessoas internadas por dia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x