26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos está entre as 20 melhores cidades no setor de serviços

São Carlos está entre as 20 melhores cidades no setor de serviços

Estudo da Urban Systems mostra município em boa colocação no setor; Florianópolis lidera ranking

18/04/2021 05h42 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
São Carlos está entre as 20 melhores cidades no setor de serviços Foto: Divulgação

Segundo o estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios (MCN), desenvolvido pela Urban Systems, São Carlos é a 19ª melhor cidade do país para investimentos no setor de serviços. A primeira colocada nesta área é Florianópolis, capital de Santa Catarina. Já no estado de São Paulo, a cidade que aparece na melhor colocação nesta área é Barueri.

O bom posicionamento de São Carlos reflete um movimento intensificado nos últimos anos de abertura de novas empresas de serviços na cidade, principalmente na área de tecnologia e inovação. Grandes empresas, como a Serasa Experian, se mudaram para a cidade, assim como novos espaços para formação de startups, tais como ONOVOLAB, foram abertos.

Para o setor de Serviços, a Urban Systems leva em conta os fatores: empregos no setor de serviços, empregos de alta e média remuneração no setor; quantidade de empresas de serviços; banda larga de alta velocidade; empresas grandes; empregos qualificados e relação empregos serviços e Administração Pública.

RANKING – O estudo é publicado anualmente pela revista Exame desde 2014 e avalia por meio de dados e indicadores todas as cidades com mais de 100 mil habitantes do País, identificando aquelas que possuem maior oportunidade de investimentos por meio do setor privado. Diante da pandemia da COVID-19, o estudo foi reavaliado e novos parâmetros foram aplicados. O objetivo é fornecer dados que permitam aos empresários direcionar investimentos com mais segurança.

Os dados e indicadores são atuais e coletados por meio de metodologia própria, o que permite um resultado mais condizente com a realidade. A edição 2020 traz um novo conceito, estrutura e indicadores que acompanham as mudanças que o Brasil e o mundo passam. Além disso, possui recortes não mais em categorias, mas em seguimentos econômicos, sendo eles: Educação, Comércio, Serviços, Indústria, Mercado Imobiliário/Construção Civil e Agropecuária. O estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios traz ainda um eixo denominado MACRO CENÁRIO, comum a todos os setores, trazendo indicadores da conjuntura econômica e pandêmica atual.

PANDEMIA – Entre as 2,7 milhões de empresas em atividade no Brasil, 70% tiveram seus negócios impactados negativamente pela pandemia da COVID-19, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os meses de julho e agosto de 2020. Por outro lado, 13,6% afirmaram que a pandemia trouxe oportunidades e que teve um efeito positivo sobre a empresa. Por segmento, o maior percentual de empresas em que a Pandemia tem tido efeito negativo está no setor de Serviços (74,4%), seguido por Indústria (72,9%), Construção (72,6%) e Comércio 65,3%.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x