26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos implanta Cartilha da Justiça

São Carlos implanta Cartilha da Justiça

03/12/2011 09h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos implanta Cartilha da Justiça

Foi implantada oficialmente na tarde desta sexta-feira(2), no Fórum Criminal, a Cartilha da Justiça em Quadrinhos, material didático realizado pela AMB (Associação Brasileira de Magistrado), que será distribuído e utilizado em escolas públicas do município e cujo objetivo é aproximar o poder judiciário do ambiente escolar.

“Essa é uma cartilha didática que contém informações importantes sobre o poder judiciário. Trata de questões como direitos, deveres, ética, justiça, relações sociais e familiares, sob o ponto de vista judiciário. Essa foi uma forma encontrada de trazer para a escola e principalmente para as crianças um conhecimento específico”, explica André Luiz de Macedo, Juiz de Direito de São Carlos e um dos incentivadores do projeto na região.

A cartilha existe desde 1992 e já foi trabalhada em diversas localidades. Contudo, havia uma divulgação restrita desse material, o que dificultou sua difusão. Agora, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Educação do estado, junto às Diretorias Regionais de Ensino, o poder judiciário pretende expandir esse projeto. E São Carlos tem um papel preponderante para que esse objetivo seja atingido, uma vez que a cidade é referência na região.

“São Carlos é a primeira cidade da região a trabalhar com a cartilha e esse lançamento é de grande importância, devido ao município ser uma referência nacional e possuir um enorme potencial para a expansão desse projeto na região”, aponta Macedo.

A cartilha, que já é utilizada em Itirapina, também será implantada em Ibaté em 2012, além de haver planos para que Ribeirão Bonito também a incorpore nas escolas públicas do município.

LIVRO – Concomitante ao lançamento da cartilha, foi apresentado um livro, realizado pela Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, que mostra, sob a ótica do aluno, o que significou a cartilha para ele. Cada escola participante do projeto foi representada por um desenho ou um depoimento, escrito pelos alunos.

“A rede estadual de ensino trabalha em diversas vertentes para conscientizar o jovem de seus direitos e deveres. Esse é um trabalho que já vêm sendo realizado há tempos, contudo faltava uma parte importante desse processo: a prevenção. E ela só pode ser feita no começo do aprendizado escolar do aluno. A cartilha veio para suprir essa demanda”, comenta a Diretora Regional de Ensino, Débora Gonzalez Blanco.

Edição Jeferson Vieira

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
DEBORA
DEBORA
12 anos atrás

GOSTARIA DE SABER O QUE O ADVOGADO DA PROFESSORA DO MARIA RAMOS ESTA FAZENDO NESTA PALESTRA, JA QUE ELE DEFENDE TANTO A PROFESSORA!

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Nossa, que comentário ignorante esse da Débora, sem comentários…

anonimus
anonimus
12 anos atrás

que tipo de trabalho é esse que se esqueceu da “prevençããããããão!!! Será que na rede não tem crianças??? Só “jovens”
“” …só pode ser feita no começo do aprendizado escolar…””” QUE ABSURDO!!!! Deve ser o mal de gabinetismo!!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x