26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos já tem 26 casos confirmados de sarampo

São Carlos já tem 26 casos confirmados de sarampo

10/12/2019 17h24 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
São Carlos já tem 26 casos confirmados de sarampo Foto: Reprodução

A vacina contra sarampo segue disponível nos postos de saúde, para aplicação em pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos ainda não imunizados contra a doença.
É importante que a população compareça aos postos preferencialmente com a carteirinha de vacinação para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose da vacina tríplice viral (protege contra sarampo, rubéola e caxumba), conforme a indicação do profissional de saúde.
O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus. Em 2019, até o momento, há 10.172 casos confirmados laboratorialmente. Considerando que o vírus já circula em todo o território paulista, conforme prevê no Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, o Estado também confirma casos com base no critério clínico-epidemiológico, ou seja, com base em sintomas e avaliação médica, englobando outros 3.442 casos. Cerca de 55% do total de casos se concentram na capital. Neste ano, houve 14 mortes decorrentes de complicações pelo sarampo.
Já em São Carlos, a Vigilância Epidemiológica fez um balanço das doses aplicadas esse ano contra o sarampo e o número já é bem mais alto que o ano passado inteiro. Em 2018 foram aplicadas 10.578 doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Em 2019 até a primeira semana de dezembro 19.050 pessoas já foram imunizadas.
Somente nos meses de outubro e novembro, período em que foi realizada a campanha contra o sarampo tanto para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses, 29 dias) chamada de dose zero e na segunda etapa para jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos, foram aplicadas 2.908 doses, o que corresponde a 108%, ultrapassando a meta de 95% do público alvo.
Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica, ressalta que a tríplice viral faz parte do calendário de vacinação do SUS. “A vacina está disponível o ano todo nas unidades básicas e de saúde da família. Dentro do calendário vacinal devem receber a vacina crianças aos 12 meses e aos 15 meses para aplicação do reforço. Adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter pelo menos duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter pelo menos uma dose”, finaliza Spiller.
Em São Carlos até o momento foram registradas 111 notificações da doença, sendo 26 casos confirmados, 66 descartados e 19 estão aguardando resultado de exame. Confira abaixo no quadro os casos confirmados de sarampo nos municípios próximos de São Carlos.
Quadro de casos confirmados nos municípios da região.

Município casos confirmados
Araras 13
Rio Claro 10
Ibaté 4
Porto Ferreira 7
Itirapina 1
Pirassununga 2

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x