26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos monitora índice de isolamento social por bairros

São Carlos monitora índice de isolamento social por bairros

22/05/2020 09h10 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
São Carlos monitora índice de isolamento social por bairros Fotos: Luis Morelli

Na quarta-feira (20) o bairro Jardim Novo Horizonte teve o pior índice com 15%, enquanto a Vila Lutfalla obteve índice de 70%

Desde segunda-feira da semana passada, dia 11, a Prefeitura Municipal de São Carlos começou a monitorar o isolamento social por bairros. O sistema é uma parceria com a empresa, In Loco, que apresenta em um mapa da cidade dividido em 85 quadradantes de 450m de raio, que representam um bairro ou uma parte dele, a movimentação de 82 mil celulares, que corresponde a 30% da população do município. O monitoramento permite saber o bairro com o pior índice e o com melhor índice de isolamento social.
O objetivo deste monitoramento é para auxiliar o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus na tomada de decisões no combate e prevenção da doença em São Carlos. “Principalmente auxiliar os gestores municipais nas ações que tem que ser tomadas. A gente pode verificar que tem uma diminuição desse isolamento social na nossa cidade durante a semana, fica abaixo dos 50%, durante o final de semana a gente tem uma melhora principalmente no domingo, não tanto no sábado, explica o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Cristiano Pedrino.
Pedrino garante que o sistema não tem acesso as informações pessoais e no período das 22 até às 6 horas, temos a localização da pessoa, depois o sistema registra qualquer deslocamento com mais de 50 metros, que é avaliado como quebra do isolamento social. “No horário das 10 horas da noite às 6 horas da manhã aonde esse aparelho se encontra, e isso é determinado como a moradia da pessoa, dessa forma qualquer saída além de 50 m do raio onde ela está, é contabilizado como a saída de isolamento social. Agora, para deixar bem claro, não há qualquer tipo de visualização de informação, a gente só tem realmente a porcentagem do isolamento social, ou seja, não há qualquer tipo de dado a respeito desse aparelho ou a respeito da pessoa. Nós não temos nenhuma informação sobre isso”, ressalta.
Situação do isolamento social no dia 20 de maio (quarta-feira)
No mapa temos a representação dos 85 quadrantes com a variação de 0 a 100%, representado pela cor vermelha para o verde. O bairro que apresentou o pior índice foi o Jardim Novo Horizonte com 15% e na sequência Jardim Jockey Club com 30%, e o bairro que apresentou o melhor índice foi a Vila Lutfalla com 70%.
Agora, de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (SIMI-SP), que atualiza diariamente o índice de adesão ao isolamento social no Estado, mostrou que São Carlos, na quarta-feira (20), o índice foi de 48%, abaixo do mínimo desejado pelo governo, que é de 55%, e longe do ideal, de 70%.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x