25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos não oferece acessibilidade a cadeirantes

São Carlos não oferece acessibilidade a cadeirantes

02/01/2012 23h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos não oferece acessibilidade a cadeirantes

As redes sociais nos apresentam um mundo imensural de oportunidades, entre elas a criação de novas amizades. E foi pelo facebook que Márcio Miguel Pasquali, 22, conhecido como Marcinho Palmeirense, me propôs um desafio: mostrar que São Carlos não está adaptado para cadeirantes e portadores de deficiências. Marcinho é cadeirante há 12 anos e portador de Amiotrofia Espinhal Progressiva (AME), uma doença genética que afeta as células nervosas motoras da medula espinhal.

Era aproximadamente 9h15 quando Marcinho chegou ao Jornal Primeira Página, trajando claro, o uniforme do Verdão. Sempre com um grande sorriso no rosto, logo foi me dizendo: “Senta, ai esta sua cadeira de rodas, vai tomar mesmo o desafio?”. Sem pensar duas vezes respondi: “O desafio está aceito”. Como jornalista já fiz matérias sobre acessibilidade, mas não tinha a dimensão do problema. Marcio em sua cadeira de rodas motorizada e eu em uma cadeira manual, me tornei cadeirante por algumas horas. O primeiro desafio foi descer a calçada da avenida São Carlos cruzamento com rua Conde do Pinhal. A calçada é irregular e a rampa, se isso for rampa precisa mudar o conceito no dicionário Aurélio, inexiste. Com esforço conseguimos descer. Claro Marcinho com mais habilidade, apanhei muito. Mas este foi o primeiro desafio. O segundo estava no do outro lado. Na calçada da Catedral a rampa de acesso para cadeirantes tem um degrau enorme, assim não é possível ir pela calçada.

“Esta vendo, se tentar subir na rampa da calçada da catedral vamos cair. Não dá. Este é um problema em toda a avenida São Carlos, você vai ver”, disse o palmeirense que não perdia a oportunidade de tirar sarro do jornalista são-paulino.

Descemos então a avenida São Carlos disputando espaço com carros. Para controlar a velocidade da cadeira fui obrigado a fazer muita força. Não é fácil.

Chegamos à região do mercado municipal. Movimento de pessoas e carros. Todos olhavam estranhamente para dois cadeirantes. Mas mesmo com dificuldades, ninguém se colocou a disposição para ajudar. Motoristas não respeitaram em nenhum momento a nossa travessia pelas ruas que cortam a avenida. Todo cuidado é pouco.

Chegamos na praça do Mercado Municipal. Primeira rampa de acesso. Nada, não dá. Um degrau enorme impede que possamos ter acesso à praça. Vamos tentar a segunda rampa. Nada, ou melhor, nem degrau existe. Muitas pessoas chegam ao nosso redor, algumas curiosas, outras querendo entender o que estava acontecendo e pelo menos duas perguntaram se poderiam ajudar.

Mais uma tentativa, encontramos uma terceira rampa. Deu certo. Marcinho subiu tranquilamente com sua cadeira de rodas elétrica. Eu, jornalista e fora de forma, apanhei um pouco, mas consegui. “Jéferson, é isso que passo todos os dias. Nós cadeirantes não temos nada que possa nos ajudar. As rampas que existem não funcionam. Estão fora de qualquer padrão. Para ir na biblioteca municipal não há como, não tem rampa na calçada”, disse Marcinho.

De fato,em São Carloshá grandes problemas para os deficientes e como jornalista senti na pele estas dificuldades. Sair do discurso e gerar condições necessárias de acessibilidade é função de todo agente público. Que esta experiência possa ser de exemplo e traga mudanças.

{hwdvs-player}id=204|width=320|height=280{/hwdvs-player}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marcinho Palmeirense
12 anos atrás

Grande Jeferson
Primeiramente é um enorme prazer em te-looo como amigo
segundo muitissimo obrigado por ter topado o desafio
agora vamos esperar mesmo , igual voce encerou a materia
”Que esta experiência possa ser de exemplo e traga mudanças.”
Espero que mude alguma coisa
mais parabens pela bela repportagem que vc fez
e agora vamos esperar pra ver oque vai dar…
vou deixar uma pergunta no ar agora
senhora acessoria de imprenssa vcs divulgarao uma ”maravilhosa” nota se manifestando sobre as rampas,
sera que se voces NAO cumprirem com a mesma, eu posso ir ao PROCON fazer uma reclamação?
vixi esqueci, PROCON tem degraus e agora ??
me ajuda ai acessoria

Carolina
Carolina
12 anos atrás

As dificuldades dele com certeza é com acessibilidade e também com o PT!
E por favor engenheiros de São Carlos, deixem de ser grandes burros, basta deixar tudo paralelo para não ter problemas como esse!

PETER
PETER
12 anos atrás

SÃO CARLOS ESTÁ TOTALMENTE ABANDONADA, UM CAOS,INFELIZMENTE TIVEMOS NOS ULTIMOS 4 ANOS UM PREFEITO RUIM CERCADO DE SECRETARIOS INCOMPETENTES,ESCOLHIDOS NÃO POR MERITOS E CONHECIMENTOS MAIS POR ACERTOS POLITICOS.A REPORTAGEM ACIMA DESCREVE BEM COMO A CIDADE ESTÁ E OLHA QUE ISSO É APENAS UMA PEQUENA AMOSTRA DOS VARIOS PROBLEMAS QUE TEMOS..ESPERO QUE A MENTIRA NÃO CONTINUE E QUE O POVO TENHA SABEDORIA NAS PROXIMAS ELEIÇÕES, PARA NÃO SERMOS ENGANADOS POR MAIS 4 ANOS.

Fernanda
12 anos atrás

ISSO PORQUE A CICADE É MODERNA E HUMANA.

PHDs DA ENGENHARIA…..SEM COMENTÁRIOS

David Chaves Fugazza
David Chaves Fugazza
12 anos atrás

Essa é uma ótima ideia que deveria ser feita por toda a cidade, principalmente nos prédios públicos, universidades,praças etc.

Isso daria uma serie de reportagem muito interessante, ainda mais se fosse filmada.

Fica a ideia desse jornalista

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x