6 de Dezembro de 2021

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos perde 50% da água tratada

São Carlos perde 50% da água tratada

31/10/2011 11h16 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
São Carlos perde 50% da água tratada

São Carlos perde com o desperdício pelo menos metade da sua água tratada, segundo dados do Atlas 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  No estudo, divulgado recentemente, São Carlos é o único município da região que aparece entre as 229 cidades do país com perda de 50% ou mais.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade (SAAE), no cálculo das perdas efetuado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, além dos vazamentos, são computados: água consumida nos hidrantes, caminhões-pipa, submedições e água consumida por órgãos públicos. Alem disso, ligações clandestinas. De 2009 até meados deste mês, foram 5.555 notificações para regularização destas ligações. Foi conseguida a regularização de 3.501 ligações.

Segundo o SAAE, a tubulação antiga, do começo do século, é responsável por mais de 90% do total dos vazamentos de São Carlos. De acordo com o órgão, quando ocorre vazamento em locais antigos, cujos tubos já se deterioraram, o SAAE providencia a troca da ligação por uma nova de material plástico. O prazo atual dado para conserto de vazamentos depende da gravidade. O prazo médio é de 5 dias, a meta é reduzir para no máximo dois dias.

O serviço diz ter projetos para troca das redes do Santa Felícia, Cidade Aracy e Parque Industrial com pedidos de recursos para o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) 3, do governo federal, ano que vem.

 

Além disso, a população também é responsável pelo desperdício. Para evitá-lo, o SAAE dá algumas dicas. Tarefas simples como escovar os dentes, se barbear, tomar banho, lavar louça, roupa; mudar hábitos como o de lavar a calçada e o carro e, além disso, atentar para fechar bem as torneiras, evitando gotejamentos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x