25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos possui menor índice da região

São Carlos possui menor índice da região

12/03/2013 11h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos possui menor índice da região

São Carlos é uma das cidades da região com menor índice de casos de dengue; até o momento são 22 casos confirmados e 152 suspeitos, dos quais 47 resultados deram negativo e 83 aguardam resultado. Dos casos registrados na cidade, nove são autóctones e 13 importados.

Em Araraquara há 72 confirmações e 10 casos suspeitos até o momento, 49 autóctones e 23 importados. Em Rio Claro, 13 casos confirmados entre janeiro e fevereiro e 40 suspeitos. Dos confirmados são oito casos autóctones e cinco importados.

Leme é a cidade da região com mais casos registrados, sendo 925 confirmados e 737 pessoas aguardando o resultado, de acordo com a Secretaria de Saúde. A cidade já vem sendo considerada com índice de epidemia da doença.

De acordo com a chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Tânia Maria Marcondes, a falta de conscientização da população ainda é o principal fator para haver os números de casos confirmados.

“Ainda encontramos muitos objetos que servem como criadouros sem os devidos cuidados para evitar acúmulo de água”

O fator importante e necessário que contribui para o baixo índice é o trabalho efetivo e diário realizado pelas equipes de combate a dengue que percorrem a cidade nas regiões mais casos confirmados.

Assim que um caso é registrado como suspeito em qualquer unidade de saúde de São Carlos, UBS, USF, UPAs, Hospital Escola e Santa Casa, imediatamente, uma cópia da entrada do paciente é enviada à Vigilância que providencia uma equipe para a região da residência do registro suspeito, eliminando qualquer foco de criadouro da larva.

Se o caso vier a se confirmar, a equipe volta novamente ao local e faz a nebulização com produtos químicos indicados no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Campanhas educativas continuam sendo realizadas pelos agentes de saúde, principalmente em escolas e residências.

O clima mais ameno de São Carlos também ajuda para que a cidade registre menos casos em relação a cidades mais quentes da região. A predominância de ventos ajuda a dispersar o mosquito transmissor para outros lugares.

Para aumentar a eficácia dos trabalhos de prevenção e combate à proliferação das larvas, a Vigilância Epidemiológica realiza periodicamente a Avaliação de Densidade Larvária, dividida em três pesquisas, índice breteau, índice predial e índice recipiente. Nessas análises é possível obter dados da incidência de larvas por região e características de criadouros.

Um mutirão contra dengue deverá ocorrer no próximo final de semana, ainda sem horários e regiões definidas em São Carlos, além de mais 16 cidades da região. A ação foi proposta e firmada pela Associação de Prefeitos da Região Central (Aprec).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x