20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos quer limitar recebimento de pacientes de UTI/SUS de outras cidades

São Carlos quer limitar recebimento de pacientes de UTI/SUS de outras cidades

Em uma reunião no DRS III, foi afirmado que São Carlos precisa atender primeiro o cidadão são-carlense

28/01/2021 05h48 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
São Carlos quer limitar recebimento de pacientes de UTI/SUS de outras cidades

Leitos do Hospital de campanha de Araraquara que tem 31 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI

 

O Primeira Página recebeu a informação que os hospitais públicos e privados de São Carlos questionaram nesta quarta-feira, 27, o recebimento de pacientes de outras cidades para as vagas de UTI/SUS (Unidade de Terapia Intensiva) pela CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde). A questão foi levantada durante a reunião do Departamento Regional de Saúde (DRS III), em Araraquara, que reuniu os gestores regionais de saúde.

De acordo com a fonte do jornal, que participou da reunião, São Carlos vem recebendo pacientes com Covid-19 das cidades da região e inclusive de Araraquara para as vagas de UTI/SUS, quando Araraquara tem leitos de terapia intensiva e inclusive hospital de campanha ativo.

Há informação que a Prefeitura enviará uma carta ao Ministério Público para explicar que a cidade não tem como receber pacientes de fora sem antes atender os pacientes da cidade. Entretanto, a Prefeitura não confirmou essa informação.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde do Estado para questionar de quem é a responsabilidade do envio de pacientes para outra cidade. Por telefone, o assessor explicou que a autonomia na regulação dos leitos de UTI e ambulatoriais fica com a CROSS. Os hospitais e secretarias de Saúde dos municípios apenas incluem os pedidos de vagas no sistema de regulação.

Leia ainda

São Carlos recebe 3.050 doses da vacina da Fiocruz

Banco de Sangue precisa com urgência de doações do tipo B e A negativo

Boa Notícia

Ultrassonografia pulmonar ajuda a predizer a evolução do Covid-19

EXEMPLO – Na segunda-feira, 25, a Santa Casa de Jaú (SP) enviou ao Ministério Público uma carta explicando que não havia mais leitos de enfermaria e UTI para pacientes de Covid-19 e que o hospital já estava em colapso. (Veja imagem da carta).

“Essa pode ser uma saída para os hospitais públicos e privados de São Carlos. Isso pode limitar, mas não impedir o recebimento de pacientes de outras cidades, que precisam de leitos de UTI”, afirmou o consultor de Saúde, Eduardo Pramparo. Ele afirmou ainda que essa atitude pode vir a sensibilizar os governos federal e estadual a investirem em leitos de UTI na cidade.

A regulação dos leitos de UTI para vagas externas é de autonomia da CROSS, que é uma autoridade sanitária do Estado a qual os municípios são submetidos a atender quando há uma solicitação de vagas para pacientes de outras cidades. A regulamentação que estabeleceu a CROSS está descrita na Resolução SS Nº 53 DE 13/04/2020.

“Regulamenta, estabelece competências, fluxos e responsabilidades na regulação do acesso à saúde, no âmbito das internações nos leitos hospitalares disponibilizados pelas unidades de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Administração Direta, Indireta, Autárquica, Contratada ou Conveniada com o Estado de São Paulo/Secretaria de Estado da Saúde – SES-SP, por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS)”, está na minuta da Resolução.

 

OUTRO LADO

A Prefeitura de Araraquara se pronunciou, por nota à imprensa, diante dos questionamentos do Primeira Página. Segundo a Assessoria de Imprensa, o Hospital de Solidariedade de Araraquara (hospital de campanha) foi inaugurado em maio de 2020, com 31 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI para pacientes diagnosticados com a Covid-19.  Hoje, está com 27 pacientes internados; 23 em enfermaria e 4 na UTI.

A nota continua: “As internações são reguladas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), serviço este gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde”.

“Os leitos SUS são categorizados como regionais e podem receber pacientes das diversas cidades da regional de Araraquara (DRS). Se for necessário, atende pacientes de outras regiões. Portanto, é o governo do Estado o responsável pelo direcionamento do paciente para o hospital que ele será assistido. O sistema regula os pacientes para o Hospital de Campanha Municipal de Araraquara, que é um equipamento de apoio, para não deixar faltar leito para o atendimento; ele não tem a mesma estrutura de um leito de UTI de um hospital regular”.

Ao todo, Araraquara possui 56 leitos de UTI para Covid-19. São Carlos tem cadastrados no Ministério da Saúde 28 leitos de UTI/SUS. Na sexta-feira, 22, a Santa Casa abriu mais quatro leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

Número de leitos para tratamento de Covid-19 na região

Na DRS III composta por 24 municípios da região que abrange cidades como São Carlos Araraquara, Matão e Ibitinga os leitos SUS para enfermaria covid-19 são 285 com taxa médica de ocupação de 37,9%. Já os leitos particulares são 118 com taxa de ocupação de 47,5%

As UTIs adulto SUS são 89 leitos com taxa de ocupação de 70,79%. Já os particulares são 35 com taxa de ocupação de 77,5%.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x