16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos recebe cadastramento de doadores de medula

São Carlos recebe cadastramento de doadores de medula

06/12/2011 11h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe cadastramento de doadores de medula

Acontece nesta terça-feira (6), das 9h às 15h, no Espaço Primavera da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, o cadastramento de doadores de medula, realizado pelo Hemocentro de Ribeirão Preto. Para se cadastrar é necessário ter entre 18 e 54 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar histórico de câncer.

Segundo Loren Cury Rodrigues, secretária da Diretoria da EESC, a iniciativa surgiu a partir de uma solicitação do vereador Roberto Mori. “Nós cedemos o espaço da escola demonstrando todo o nosso apoio, pois acreditamos na questão humanitária que permeia esta atitude de pessoas se predisporem a realizar a doação de medula óssea visando salvar a vida do outro. Essa preocupação com o semelhante é muito importante”, afirma.

De acordo com Marise Helena Bentini, gerente do Serviço Social do Hemocentro de Ribeirão Preto, a expectativa é de realizar em torno de 200 cadastrosem São Carlos.“É importante frisar a necessidade de fornecer telefone fixo pessoal e de alguém da família ao preencher a ficha de dados cadastrais, pois um dos grandes problemas que enfrentamos quando há compatibilidade é localizar o doador. Por isso também é essencial manter a atualização dos dados”, explica.

O procedimento envolve o preenchimento de uma ficha com dados de identificação, a assinatura de um termo de consentimento e a coleta de 10ml de sangue. “É como um exame de sangue normal. A partir daí, o sangue coletado é enviado para a tipagem de HLA (antígenos dos leucócitos humanos) e, posteriormente, os dados adquiridos são inseridos no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), onde serão consultados quando houver necessidade de transplante e permanecerão até que haja compatibilidade”, afirma Marise.

Edição Jeferson Vieira

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x