19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos recebe cientista Prêmio Nobel de Química

São Carlos recebe cientista Prêmio Nobel de Química

27/02/2013 22h04 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe cientista Prêmio Nobel de Química

O professor americano Dudley Robert Herschbach, da Universidade de Havard e vencedor do Prêmio Nobel de Química de 1986, esteve nesta terça-feira, 26, na Universidade Federal de São Carlos para ministrar o seminário Glimpses of Chemical Wizardry (Vislumbre da magia da Química).

 

Herschbach demonstrou durante a atividade a utilização da Química e sua importância, com o objetivo de mostrar aos jovens graduandos a beleza dessa matéria.

O químico está no Brasil a convite de Simpósio de Física que está ocorrendo nesta semana no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) na Universidade de São Paulo (USP).

Dudley explica que por estar participando de um encontro de físicos, não teve a chance de conversar com muitos químicos brasileiros. E se diz impressionado com as pesquisas em física e que considera de primeira linha.

“O mais impressionante são jovens do segundo grau interessados em ciências naturais como química, física e biologia. Uma situação muito diferente do que ocorre nos Estados Unidos em relação à competitividade. Aqui na Olimpíada Brasileira de Física são mais de 2 mil estudantes competindo para cerca de 200 vagas”, ressalta Herschbach.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), Ernesto Chaves Pereira de Souza, comenta que para a comunidade científica ele é um referência de qualidade de trabalho acadêmico; Dudley desenvolveu métodos de equipamentos para estudar reações rápidas, tornando compreensivas e elucidando seus mecanismos.

“A presença de um químico como Dudley é algo extraordinário, é como acender uma luz para que as pessoas conheçam os pensamentos de um grande cientista”, afirma Souza.

De acordo o coordenador, Herschbach tem um grande carinho e atenção para com alunos de graduação no sentido de incentivá-los a gostar de ciência. “Então este é momento é uma oportunidade única e importante, pois é um cientista de grande renome e uma palestra justamente voltada aos jovens estudantes que amanhã se tornarão grandes cientistas”, emenda.

Na oportunidade em que recebeu o prêmio Nobel de Química, Hershbach relatou a grande surpresa e felicidade de ser premiado.

Sobre possíveis parcerias em pesquisas após esta visita de Dudley, o coordenador comenta que a própria visita já estabelece um intercâmbio formal de conhecimento. “Já numa boa conversa é suficiente para retirar e agregar novas ideias e possibilidades a um trabalho em desenvolvimento, determinando se as pesquisas são válidas e aperfeiçoá-las”, destaca Souza.

 

IFSC realiza simpósio com presença de cinco prêmios Nobel

 

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP realiza entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, o Symposium Honoring Prof. Daniel Kleppner, onde o cientista que dá seu nome a este evento receberá o título de Professor Emérito do Instituto de Física de São Carlos, e contará com a presença de cinco pesquisadores que foram distinguidos com o Prêmio Nobel.

Assim, além de outros grandes nomes da ciência mundial, o destaque vai para as participações dos americanos William Phillips e Eric Cornell, Prêmios Nobel da Física em 1997 e 2001, respectivamente, e do ano de 2012, o francês Serge Haroche e o americano David Wineland.

Programação pelo site http://cepof.ifsc.usp.br/symposium_kleppner

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x