20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos recebe mais uma edição da Nasa Space Apps Challenge

São Carlos recebe mais uma edição da Nasa Space Apps Challenge

Neste ano o desafio será virtual, por causa da pandemia. A cidade irá realizar pelo segundo ano consecutivo

27/09/2020 10h24 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe mais uma edição da Nasa Space Apps Challenge Foto: Divulgação

Imagina a possibilidade de você e seus amigos resolverem alguns dos principais problemas da Terra? E se tais desafios envolvessem o espaço, outros planetas e o conhecimento escondido lá nos limites do universo? Parece surreal, né? Só que essa possibilidade existe e, se você entende de programação, design, engenharia, códigos, etc, já pode embarcar na história.

Esse é o principal objetivo do Nasa Space Apps Challenge, que acontece entre os dias 2 e 4 de outubro. São 48 horas de hackathon com dados oferecidos diretamente pela Nasa. Uma oportunidade única de você apresentar ideias inovadoras – sendo que boa parte delas são para resolver problemas aqui da Terra – baseadas em informação de ponta oferecida pela agência espacial. O tema deste ano é “Take Action” (“Tome uma Atitude”), um lembrete de que você pode ser parte da solução para os desafios do mundo.

As inscrições para o maior hackathon das galáxias acabam neste domingo (27) e para fazer a inscrição basta acessar o link: bit.ly/spaceapps-saocarlos. Pelo segundo ano consecutivo em São Carlos , desta vez o NASA Space Apps Challenge será 100% online, permitindo que você participe do maior hackathon do mundo de onde estiver!

As equipes podem escolher entre diferentes áreas de atuação, que contemplam desde a construção de satélites, até eventos de fenômenos naturais, espaciais e alternativas para melhorar a vida na Terra, explicou um dos organizadores do evento em São Carlos, Matheus Ortiz, na entrevista concedida ao Fala São Carlos.

“Nesta edição os temas são multidisciplinares, desafios, por exemplo, para diminuir a poluição, educação ambiental e mostrar a importância da sustentabilidade, tem desafios relacionados a satélites, entre outros temas como na área das artes e cultura. Agora, o desafio mais legal, será para melhorar e mitigar as enchentes nas cidades, e que poderá ser aplicado diretamente na cidade de São Carlos”, ressaltou.

Esta é a segunda vez que São Carlos participa da maratona, comentou Ortiz. “Em 2019 tivemos, nossa primeira edição, junto com outras 34 cidades no Brasil. Entre mentores, jurados e organizadores, cerca de 80 pessoas participaram do evento. Foram cerca de 11 equipes na cidade”, explicou.

De acordo com Ortiz, os vencedores de cada cidade passam por uma avaliação de um júri global que escolhe os vencedores mundiais, que recebem como premiação uma viagem para visitar uma das sedes da NASA nos Estados Unidos. Na edição do ano passado, entre os ganhadores mundiais estavam uma equipe de São Paulo e uma de Salvador. Em São Carlos, o primeiro colocado desenvolveu uma solução para despoluição dos oceanos.

O que é o NASA Space Apps?

Desde a sua criação em 2012, o International Space Apps Challenge da NASA se tornou o maior hackathon do mundo, envolvendo milhares de pessoas em todo o mundo a usar os dados abertos da NASA para criar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na Terra e no espaço. O NASA Space Apps inspira as comunidades locais a se unirem, pensarem intensamente e criarem soluções para problemas importantes. A cada ano, os Apps Espaciais envolvem milhares de pessoas em cidades ao redor do mundo para trabalhar com os dados de código aberto da NASA em um sprint de 48 horas. Equipes de tecnólogos, cientistas, designers, empreendedores, artistas e outros colaboram para responder a alguns dos desafios mais prementes da Terra e do espaço.

Como funciona o NASA Space Apps?

Em um fim de semana por ano, com a ajuda da Equipe Organizadora Global da NASA (carinhosamente conhecida como Equipe GO), centenas de líderes locais ao redor do mundo realizam eventos em um sprint de 48 horas, no qual seus participantes criam soluções para os desafios que a NASA propõe, criando jogos, aplicativos para smartphone e computador, vídeos, ferramentas de ensino e muito mais. Os desafios mudam a cada ano dentro do tema da Terra e do espaço. Alguns dos desafios mais populares em 2019 incluíram assuntos que vão desde a elevação do nível do mar na Terra até o design de missões sustentáveis até Vênus e Marte.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x